Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS

Publicado: Quinta, 13 de Novembro de 2025, 08h19 | Última atualização em Quinta, 13 de Novembro de 2025, 08h20

Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS celebra diversidade e talento estudantil no Campus Muzambinho

Evento reuniu cerca de 1200 pessoas e apresentou mais de 40 atividades artísticas, promovendo integração e valorização da arte, cultura e formação humana

festival dancaNos dias 29 e 30 de outubro, o Campus Muzambinho foi palco de apresentações, exposições e manifestações artísticas vindas dos oito campi do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). A edição 2025 do Festival de Arte e Cultura do Instituto reuniu cerca de 1200 pessoas e celebrou a diversidade cultural e o talento dos estudantes.

Idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento é itinerante entre as unidades do IFSULDEMINAS e tem como objetivo fortalecer a arte, a cultura e o diálogo entre os campi, promovendo integração, criatividade e valorização da produção estudantil. Neste ano, contou com a parceria do Campus Muzambinho para a sua realização, por meio do apoio do Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes (SELCA), vinculada à Coordenação-Geral de Assistência ao Educando (CGAE), e da Coordenação-Geral de Extensão (CGEX).

Abertura

festival aberturaO diretor-geral substituto do Campus Muzambinho, Hugo Baldan, acolheu os visitantes e abriu oficialmente o festival. Hugo destacou o orgulho do campus em sediar o evento e reforçou que arte, cultura e esporte são pilares essenciais da formação integral e da permanência estudantil. Ressaltou ainda que o trabalho conjunto entre a CGAE/SELCA, a Coordenação de Extensão e a Coordenação de Ensino, especialmente por meio de práticas docentes voltadas às ações artísticas e culturais, fortalece o papel social e educativo do Instituto, uma vez que muitas dessas ações alcançam a comunidade externa e promovem a integração entre escola e sociedade.

Na sequência, a pró-reitora de Extensão, Daniela Cardoso, enfatizou que o Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS é uma expressão viva da missão extensionista da instituição. festival abre“Ele revela que a educação ultrapassa os limites da sala de aula e se manifesta nos gestos criativos, nas vozes, nas cores e nas histórias de cada participante. É nesse encontro entre arte e educação que reafirmamos a potência da Extensão como espaço de humanização, de diálogo e de transformação. Mais do que um evento, o festival representa o espírito do IFSULDEMINAS, uma instituição que acredita na sensibilidade como dimensão essencial da formação e na Arte como instrumento de emancipação. Ver nossos estudantes e servidores expressando seus talentos é testemunhar o compromisso coletivo com uma educação pública, inclusiva e transformadora, que forma sujeitos críticos, criativos e profundamente humanos”, destacou.

festival violaoO coordenador-geral de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS, Márcio Bess, exaltou que o festival superou expectativas, tanto em número de participantes quanto na qualidade das apresentações. “A cada a ano o evento se fortalece, tornando-se o principal palco para o compartilhamento da arte que é produzida em diversas linguagens aqui no IF. Os principais fatores para o sucesso do evento foram o engajamento dos alunos e servidores dos campi, o fomento do IFSULDEMINAS por meio de editais e programas de incentivo, como o Cultiva Cultura, e o caloroso acolhimento do Campus Muzambinho. Todo esse movimento e os resultados obtidos elevam as expectativas para as próximas edições”, descreveu.

Atraçõesfestival argentina

Foram mais de quarenta atividades artísticas ao longo dos dois dias de festival, entre exposições de artes visuais, apresentações teatrais, musicais, de dança, canto e recitais de poesia. Destaque para as apresentações de alunos intercambistas vindos da Colômbia, Peru e Argentina, que estão estudando neste semestre no IFSULDEMINAS. Os estudantes estrangeiros tiveram espaço para apresentar aspectos da sua cultura, ampliando o intercâmbio cultural.

Membros da comunidade externa que realizam cursos de Extensão no Instituto também participaram do evento, compartilhando sua arte. As irmãs Magali e Matilde Guidugli, de 80 e 86 anos, respectivamente, são alunas do curso de teatro Palco AmpliIFicado, festival teatrodo Campus Poços de Caldas, e apresentaram a peça "Ninguém viu. Ninguém ouviu. Ninguém fez nada". “Esse contato com essa turma jovem, com isso tudo, é revigorante para nós. Poder interagir, estar novamente ativas e fazer essa troca de energia é muito importante, visto que, hoje em dia, as pessoas quase não se comunicam, só virtualmente, e comunicar na vida real, encontrar pessoas, dar aquele abraço, é muito importante, descreveu Magali, mostrando que a idade não impede a realização de sonhos e a conexão humana. Elas se sentem vivas e ativas, felizes em compartilhar sua experiência.

festival criançasO festival também recebeu cerca de 400 crianças de escolas municipais e estaduais de Muzambinho, que prestigiaram peças, como “O Rapto das Cebolinhas”, de Maria Clara Machado, apresentada pela Cia dos Péssimos, do Campus Pouso Alegre. Além de assistirem às apresentações, os visitantes receberam informações sobre o vestibular do IFSULDEMINAS e as oportunidades de formação técnica e superior ofertadas pela instituição. A servidora Elba Dias, responsável pelo Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos do Campus Muzambinho, destacou que momentos como esse aproximam os jovens da realidade do campus e despertam o interesse por fazer parte da instituição.

festival obraDurante o evento, foi realizada a entrega oficial de uma obra artística à pró-reitora de Extensão e à diretora de Extensão, Michelle da Silva Marques. A obra - uma pintura - foi construída coletivamente por alunos e servidores dos oito campi do IFSULDEMINAS e feita de forma itinerante, iniciada em 2024 e concluída em 2025. A tela traz elementos que representam as cidades e cultura de cada unidade do Instituto. Mais do que um agrupamento de imagens é um símbolo de representatividade de união dos campi. A obra original ficará na Reitoria, e os campi receberão reproduções com as mesmas características.

Texto: Campus Muzambinho e Dicom
Fotos: Ascom Campus Muzambinho
Data: 11/11/2025

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página