20 anos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura
O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho celebrou, em evento solene, os 20 anos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, um marco histórico que reafirma a importância da instituição na formação de profissionais qualificados e na promoção da cafeicultura sustentável e inovadora no país.
Criado em 2005, o curso foi pioneiro no Brasil ao oferecer uma formação tecnológica de nível superior dedicada exclusivamente à cafeicultura. Ao longo de duas décadas, consolidou-se como referência nacional em ensino, pesquisa e extensão, formando centenas de tecnólogos e tecnólogas que hoje ocupam posições de destaque em cooperativas, fazendas, empresas, instituições de ensino e pesquisa, levando consigo o nome de Muzambinho e do IFSULDEMINAS para todo o Brasil.
A cerimônia comemorativa reuniu autoridades, professores, estudantes, egressos e representantes do setor cafeeiro, entre eles o diretor-geral do campus, professor Renato Aparecido de Souza; o coordenador do curso, professor Gustavo Rabelo Botrel Miranda; a primeira coordenadora, professora Anna Lygia de Rezende Maciel; e o diretor de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, que representou o reitor professor Cléber Ávila Barbosa.
Durante o evento, foram realizadas palestras temáticas com nomes de destaque do setor cafeeiro, como Felipe Miranda (SMC Specialty Coffees), Kaio Dias (Doutor Solo/RAÍ), Thiago Rodrigues de Castro (Koppert Brasil), Vivian Andrade (SMC Specialty Coffees), Eduardo Cesar Silva (UFLA), Reymar Coutinho de Andrade (Pinhalense S/A) e Rogger Miranda Coelho (Sistema FAEMG/SENAR). Os debates abordaram temas como boas práticas na produção de cafés especiais, fertilidade do solo, controle biológico de pragas, perspectivas de mercado e o futuro da cafeicultura brasileira.
Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a entrega das placas de homenagem a pessoas que contribuíram de forma significativa para a história e consolidação do curso.
Segundo o coordenador do curso, professor Gustavo Rabelo Botrel Miranda, o jubileu de 20 anos representa um marco de continuidade e renovação. “O troféu entregue na homenagem é somente um lembrete dos feitos que vocês que fizeram para o curso superior de Tecnologia em Cafeicultura e deveria ser transcendido para todas os outros profissionais (diretores, coordenadores, professores, técnicos administrativos, coladoradores terceirizados, secretários e faxineiros) enfim, a todas as pessoas que contribuíram com o curso” E acrescentou que: “Qualquer coisa que fizesse hoje, seria pouco pelo que os profissionais fizeram e fazem pela região. Gerando empregos, novas divisas, tirando pessoas da marginalização e colocando-as em formas de alimentar seus lares, de forma direta e indireta.”
Foram reconhecidos:
Pioneiros e fundadores do curso
Anna Lygia de Rezende Maciel, Carlos Alberto Machado Carvalho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, Rômulo Eduardo Bernardes, Romário Rondinelli Nóbrega e Virgílio Anastácio da Silva.
Primeiros docentes do Curso de Cafeicultura
Alessandra Lima Sandi, Celso Antônio Spaggiari Souza, Eduardo Lima de Sousa, Francisco Vitor de Paula, José Marcos Angélico de Mendonça, Luciana Maria Vieira Lopes, Luiz Augusto Gratieri, Marcelo Bregagnoli, Márcio Maltaroli, Reymar Coutinho Andrade e Virgílio Anastácio da Silva.
Equipe pedagógica, técnica e administrativa
Antônio Carlos Guida (Kokinho) – in memoriam, Carlos Esaú dos Santos, Clarissa Benassi, Cleciana Alves de Oliveira Rangel, Débora Silva Tavares, José Antônio Ramos da Silva e Vânia Cristina Silva.
Coordenadores do curso
Agda Silva Prado, Alberto Donizete Alves, Anna Lygia de Rezende Maciel, Felipe Campos Figueiredo, Gustavo Rabelo Botrel Miranda, Luciana Maria Vieira Lopes, Marcelo Bócoli, Márcio Maltaroli e Roseli dos Reis Goulart.
Primeiros egressos
Cláudio Baquião Filho, Clóvis de Piza e Ivaldir Donizetti das Chagas.
Gestores e colaboradores institucionais
Antônio Carlos Guida (Kokinho) – in memoriam, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Carlos Guida Anderson, Cléber Ávila Barbosa, Felipe Campos Figueiredo, Hugo Baldan Júnior, Luiz Carlos Machado Rodrigues, Marcelo Bregagnoli, Sérgio Pedini, Renato Aparecido de Souza, Romário Rondinelli Nóbrega, Rômulo Eduardo Bernardes, Valéria de Rezende Pereira Guida, Zélia Dias de Souza e José Sérgio de Araújo.
Representantes da comunidade cafeeira de Muzambinho e região
Cléber Marcon, Clóvis de Piza, Fernando Barbosa, Isadora Batista Goulart, Jaqueline dos Reis de Paula, Osvaldo Bachião Filho, Rodrigo Machado e Ulisses Ferreira de Oliveira
Além disso, a equipe discente organizadora do evento, formada por estudantes como Ana Luiza Lopes Ramos, André Luiz Paulino Terra, Bruna Elisa Ramos, Carina de Jesus Oliveira, Cesar Henrique Leite, Danúbio Teodoro Moreira, Élcio dos Reis Gonçalves, Eric Jean Labanca, Felipe Antony Baquiao Avelar, João Vitor Bueno, José Gabriel Cardoso Neto, José Rubens Vilela Júnior, Maria Eduarda Ribeiro, Maria Fernanda Reis, entre outros, recebeu destaque especial pelo empenho na realização e condução da cerimônia.
O Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho segue comprometido em formar profissionais éticos, inovadores e comprometidos com a sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento de um dos setores mais representativos da economia brasileira.
Redes Sociais