Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Intercâmbio fortalece a internacionalização e promove cursos de Espanhol e Português entre Brasil e Argentina
Início do conteúdo da página

Intercâmbio fortalece a internacionalização e promove cursos de Espanhol e Português entre Brasil e Argentina

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 14h30 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2025, 14h36

WhatsApp Image 2025 10 06 at 10.56.41 100Nesta segunda-feira, 06 de outubro de 2025, o diretor-geral do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, e a diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Fassbinder, receberam a docente argentina Rosana Messi, representante das universidades UNNOBA e UTN.

A recepção contou também com a presença da professora Josiane Chinaglia, coordenadora do Centro de Línguas (Celin) do campus, e da colaboradora Angélica de Almeida Rodrigues, embaixadora internacional do campus e representante da Coordenação Geral de Extensão.

A professora Rosana permanecerá no Campus Muzambinho por 15 dias, participando de um projeto coordenado pela professora Josiane Chinaglia, que promove o intercâmbio de docentes para oferta de cursos de Espanhol e Português ministrados por professores nativos.

O projeto, intitulado “Descubriendo portugués y español a través de nativos”, tem início hoje, terça-feira, 07 de outubro, e será oferecido na modalidade híbrida para estudantes, servidores e comunidade externa. Em uma segunda etapa, a professora Josiane ministrará aulas de Português a estudantes e servidores das universidades argentinas parceiras.

Além do curso, a professora Rosana Messi apresentará a palestra “Ven a conocer Argentina”, também no dia 07 de outubro, às 15h, no Auditório do Prédio H.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Josiane Chinaglia, o apoio da direção-geral do campus foi fundamental para a realização da iniciativa, que fortalece o processo de internacionalização do ensino e promove o intercâmbio cultural e acadêmico entre Brasil e Argentina.

Texto: Prof. Dra. Josiane Pereira Fonseca Chináglia
Coordenadora do CELIN

registrado em:
Fim do conteúdo da página