Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho é finalista no 29º Concurso Inovação no Setor Público com o Programa Transformar Sustentável
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho é finalista no 29º Concurso Inovação no Setor Público com o Programa Transformar Sustentável

Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 16h49 | Última atualização em Segunda, 06 de Outubro de 2025, 16h49

image100Nosso campus tem desempenhado um papel fundamental como elo do Programa Transformar Sustentável, uma iniciativa inovadora do IFSULDEMINAS em parceria com a Receita Federal. Como parte das ações desenvolvidas, realizamos a descaracterização de cigarros moídos, tabaco, suplementos alimentares e vinhos apreendidos, promovendo o reaproveitamento sustentável desses materiais.

Os servidores Luis Adriano Batista, Diretor de Desenvolvimento no IFSULDEMINAS; Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral do Campus Muzambinho; Reginaldo de Oliveira, Diretor de Materiais e Logística; e também Juliano Francisco Rangel, Coordenador Geral de Produção do Campus Muzambinho, representaram a Instituição no 29º Concurso Inovação no Setor Público promovido pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública.

De acordo com o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, foi "uma honra representar o IFSULDEMINAS nesta cerimônia de premiação. Precisamos nos orgulhar muito do projeto Transformar Sustentável que tanto já impactou nossa sociedade e que agora recebe reconhecimento nacional como finalista . Que possamos aprimorá-lo permanentemente em prol das novas dinâmicas que envolvem a sustentabilidade ambiental e nossa rotinas escolares. Parabéns a todos os servidores e estudantes que encontram neste projeto mais uma forma de agregar valor a nossa excelente formação".

Os cigarros moídos, o tabaco e os suplementos alimentares foram transformados em composto orgânico, que vem sendo utilizado em nossas lavouras, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis. Já os vinhos apreendidos foram reaproveitados de maneira criativa e eficiente na produção de geleias.

Essas ações integram o conjunto de iniciativas do Programa Transformar Sustentável, atualmente reconhecido como um dos seis melhores projetos de inovação do país. O programa concorreu com 111 iniciativas na Categoria Geral I: Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal, conquistando reconhecimento nacional.

O Coordenador Geral de Produção, Juliano Francisco Rangel, destaca que foi uma grande conquista ter a iniciativa entre os seis melhores projetos de inovação no Brasil. "Ter o Transformar Sustentável reconhecido oficialmente através das bancas julgadoras e de seus parceiros é um feito que merece ser celebrado. E vamos continuar fortalecendo a iniciativa para melhorar a cada dia e também dar início a outros projetos que nós temos interesse. Estou muito feliz e também satisfeito. Eu reconheço que estamos entre os grandes, o que nos faz sentir prestigiados e valorizados no trabalho".

Assim como, o Diretor de Desenvolvimento no IFSULDEMINAS, Luis Adriano Batista, citou que "para nós, foi uma grata supresa, primeiro termos nosso projeto contemplado no 29º Concurso de Inovação da ENAP. Neste concurso foram inscritos 363 iniciativas, das quais 296 foram analisadas e somente 24 propostas de todo o Brasil foram para as finais. Concorremos com diversas representações dos poderes municipais, estaduais e federais. Dentre eles o mais forte, que para nós era desde o início o grande candidato a ser vencedor no Eixo 1, que veio a se confirmar hoje, o Concurso Unificado do MGI. Assim, chegamos hoje em Brasília para representar uma ação institucional que mostrou a qualidade do IFSULDEMINAS e de seus atores, quando se propõe a fazer algo. Somos vencedores só de ter chegado até aqui".

Criado para dar novo destino a bens apreendidos por contrabando, descaminho e falsificação, o Transformar Sustentável rompe com a lógica tradicional de destruição desses itens e propõe sua transformação em produtos com valor social, ambiental e econômico. Através de processos como descaracterização, compostagem, reaplicação tecnológica e retificação, já foram produzidos:

  • 44 mil litros de álcool em gel

  • 450 toneladas de adubo orgânico

  • Mais de 55 mil pares de calçados reformados

O impacto do programa é amplo e direto, alcançando mais de 400 mil pessoas, entre estudantes, servidores, presidiários, organizações sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social é motivo de orgulho e reforça o papel transformador da educação pública na construção de um futuro mais justo e consciente.

Nosso campus continuará atuando com dedicação e protagonismo, contribuindo para o fortalecimento dessa iniciativa que une educação, inovação, sustentabilidade e justiça social.

Confira outras informações no site do concurso: https://www.enap.gov.br/pesquisa-e-conhecimento/concursos-e-premiacoes/concurso-de-inovavao-29/

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGENS: Acervo dos idealizadores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página