Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho recebe pesquisadora portuguesa para desenvolvimento de tese de mestrado
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho recebe pesquisadora portuguesa para desenvolvimento de tese de mestrado

Publicado: Quarta, 01 de Outubro de 2025, 14h59 | Última atualização em Quarta, 01 de Outubro de 2025, 15h34

MargaridaO IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho tem a satisfação de receber a pesquisadora Margarida Costa da Silva Alves Barata, estudante de Engenharia Zootécnica no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal). Margarida chegou ao campus e teve uma pequena recepção de acolhida onde estiveram presentes o Diretor Geral Renato Sousa, a Diretora de Desenvolvimento Educacional Aracele Fassbinder, a colaboradora e embaixadora internacional do campus Angélica de Almeida Rodrigues e o professor Marcelo Rosa.

Durante o segundo semestre de 2025, Margarida irá desenvolver sua tese de mestrado na área de bovinocultura de leite, sob a orientação do professor Marcelo Rosa, coordenador do curso técnico em Agropecuária e responsável por importantes projetos no setor.

O trabalho da pesquisadora terá como foco a avaliação de tratamentos homeopáticos em bovinos como forma de prevenção da doença Papilomatose bovina, tema de grande relevância para o setor agropecuário, especialmente no âmbito da produção sustentável e do bem-estar animal.

Em suas palavras, Margarida destacou o entusiasmo em unir a experiência acadêmica à vivência cultural no Brasil:

“Tenho uma grande curiosidade e gosto pela cultura brasileira e um gosto enorme por viajar e conhecer novas culturas e realidades. Vejo, assim, esta oportunidade como uma combinação perfeita entre desenvolvimento acadêmico e enriquecimento pessoal. Escolhi o Brasil, e em particular o IFSULDEMINAS, por ser uma referência na área da Zootecnia, especialmente no setor da bovinocultura de leite, no qual pretendo desenvolver a minha dissertação de mestrado.
(...) Além do prestígio da instituição, estou especialmente motivada com o ambiente do Campus Muzambinho, que me parece ser para além de academicamente estimulante e acolhedor, um campus equipado com excelentes infraestruturas ligadas à produção animal. Estou igualmente entusiasmada com a possibilidade de conhecer novas pessoas, tanto docentes quanto estudantes, fazer novas amizades e, no fundo, vivenciar toda a experiência de fazer parte de uma comunidade acadêmica internacional.”

A vinda de Margarida reforça o compromisso do IFSULDEMINAS em estimular a pesquisa, promover a internacionalização e proporcionar intercâmbio de conhecimentos que contribuem para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos.

Desejamos à pesquisadora uma excelente experiência no Campus Muzambinho e muito sucesso no desenvolvimento de sua tese!

TEXTO E IMAGENS: Angélica de Almeida Rodrigues

registrado em:
Fim do conteúdo da página