Professor do Campus Muzambinho é finalista em Premiação da FCC
Nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, a Fundação Carlos Chagas divulga o nome dos finalistas da 15ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de professores do ensino superior que contribuem para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica.
A seleção das experiências formativas finalistas é realizada em duas etapas. Na primeira, ocorre a análise de mérito pela Comissão de Especialistas: cada iniciativa inscrita é avaliada por dois pareceristas da Comissão, com base nos seguintes critérios:
- adequação dos objetivos da iniciativa ao propósito do Prêmio;
- consistência dos procedimentos didáticos empregados na iniciativa, evidenciando como eles contribuem para o alcance dos objetivos pretendidos;
- explicitação dos procedimentos de avaliação, evidenciando como a experiência formativa contribui para a aprendizagem da docência;
- contribuição da iniciativa para aprendizagem da docência com base na apreciação do próprio formador e dos licenciandos participantes;
- qualidade da escrita.
Na segunda etapa, ocorre a análise de mérito pelo Comitê Executivo, fase que envolve a apreciação das experiências formativas que receberem dois pareceres positivos (semifinalistas), para que sejam selecionadas as iniciativas finalistas.
No dia 8 de setembro serão anunciadas as três experiências formativas vencedoras que serão agraciadas, cada uma, com um prêmio de R$30 mil, diploma e troféu, uma réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. Além disso, o detalhamento de cada experiência será publicado na série Textos FCC.
Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão, Docente da Área de Educação Fìsica do Campus Muzambinho é um dos finalistas desta edição, e concorre com o trabalho "Educação física escolar e linguagens: formação docente em rede, práticas colaborativas e mediação semiótica".
De acordo com o Professor Arnaldo, "Receber esse reconhecimento como finalista do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), é motivo de grande satisfação, pois valoriza o papel do Instituto Federal na construção de iniciativas formativas que dialogam diretamente com a comunidade. Essa experiência só foi possível porque nossos alunos de graduação e pesquisadores estão em constante proximidade com as escolas e com os/as professores/as, o que fortalece a relação entre formação docente, prática pedagógica, extensão e pesquisa. Esse prêmio, portanto, reconhece não apenas um projeto, mas a forma como o Instituto Federal atua junto à comunidade escolar, criando espaços colaborativos de ensino e aprendizagem.”
Texto original: Assessoria de Comunicação da FCC (Clique aqui)
Adaptações: Assessoria de Comunicação do Campus Muzambinho
Redes Sociais