Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docentes do Campus Muzambinho participam de ação formativa
Início do conteúdo da página

Docentes do Campus Muzambinho participam de ação formativa

Publicado: Quarta, 06 de Agosto de 2025, 15h47 | Última atualização em Quinta, 07 de Agosto de 2025, 10h15

Docentes do Campus Muzambinho participam de ação formativa sobre Avaliação Educacional

Atentos às necessidades formativas do corpo docente, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho promoveu, recentemente, uma ação formativa com foco na temática Avaliação Educacional: relevância, eficácia e impacto . A iniciativa partiu da Gestão do Ensino, em resposta direta às demandas levantadas pelo grupo docente durante o planejamento pedagógico realizado no início do ano letivo.

Cópia de WhatsApp Image 2025 08 05 at 16.05.24 2A formação foi conduzida pelo professor Dr. Rogério Melo Grillo, que possui ampla experiência e trajetória marcada pelo compromisso com a educação e a produção de conhecimento. O momento foi marcado por reflexões teóricas, compartilhamento de vivências e construção coletiva de saberes, com o objetivo de fortalecer a prática avaliativa dos(as) docentes e ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem no contexto da educação profissional e tecnológica.

De acordo com a Coordenadora Geral de Ensino, Giovanna Carvas, a ação reflete o compromisso da Gestão com a escuta ativa e com a formação continuada dos(as) docentes:

"Mais do que discutir instrumentos e métodos, a formação propôs um olhar crítico e dialógico sobre o papel da avaliação no processo educativo, abordando questões como intencionalidade pedagógica, critérios de avaliação, devolutivas aos estudantes e práticas mais equitativas e formativas".

A ação contou com ampla participação do corpo docente, que avaliou positivamente o encontro. Para o professor(a) Allan Arantes Pereira, a formação trouxe elementos práticos e reflexivos que poderão ser incorporados em sua atuação em sala de aula:

"A formação foi muito positiva, pois trouxe reflexões importantes sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. O que mais me impactou foi compreender que a avaliação pode servir como um recurso para levantar dados sobre a aprendizagem, e que esses dados se tornam realmente úteis quando analisados em um contexto mais amplo, indo além de simples números".

Já o(a) docente João Luiz Baldim Zanin destacou a importância de espaços formativos como esse para o fortalecimento do trabalho sério e comprometido do Campus:

"Um encontro formativo como este, voltado especificamente à discussão sobre avaliação, nos proporciona a oportunidade de enxergar nuances que talvez demorassem muito mais tempo para amadurecer por conta própria. Nas semanas seguintes à reunião sobre as formas de avaliação, pude identificar, em materiais já elaborados, diversos pontos que poderiam ser aprimorados. Isso me levou a compreender que, mesmo mantendo o compromisso com a formalidade e seriedade que considero essenciais ao processo avaliativo, é igualmente importante estar aberto a novos olhares. Eles são fundamentais para o questionamento, a evolução e o amadurecimento da prática docente, de modo que nossas estratégias avaliativas se tornem cada vez mais eficientes, justas e coerentes com os objetivos educacionais.

A proposta reafirma o compromisso institucional com a formação continuada de seus profissionais e com a qualificação do trabalho pedagógico, entendendo a avaliação como um dos pilares para o desenvolvimento de práticas educativas mais justas, coerentes e centradas nos sujeitos do processo.

Texto e Fotos: Giovanna Carvas

registrado em:
Fim do conteúdo da página