Docentes do Campus Muzambinho participam de ação formativa
Docentes do Campus Muzambinho participam de ação formativa sobre Avaliação Educacional
Atentos às necessidades formativas do corpo docente, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho promoveu, recentemente, uma ação formativa com foco na temática Avaliação Educacional: relevância, eficácia e impacto . A iniciativa partiu da Gestão do Ensino, em resposta direta às demandas levantadas pelo grupo docente durante o planejamento pedagógico realizado no início do ano letivo.
A formação foi conduzida pelo professor Dr. Rogério Melo Grillo, que possui ampla experiência e trajetória marcada pelo compromisso com a educação e a produção de conhecimento. O momento foi marcado por reflexões teóricas, compartilhamento de vivências e construção coletiva de saberes, com o objetivo de fortalecer a prática avaliativa dos(as) docentes e ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem no contexto da educação profissional e tecnológica.
De acordo com a Coordenadora Geral de Ensino, Giovanna Carvas, a ação reflete o compromisso da Gestão com a escuta ativa e com a formação continuada dos(as) docentes:
"Mais do que discutir instrumentos e métodos, a formação propôs um olhar crítico e dialógico sobre o papel da avaliação no processo educativo, abordando questões como intencionalidade pedagógica, critérios de avaliação, devolutivas aos estudantes e práticas mais equitativas e formativas".
A ação contou com ampla participação do corpo docente, que avaliou positivamente o encontro. Para o professor(a) Allan Arantes Pereira, a formação trouxe elementos práticos e reflexivos que poderão ser incorporados em sua atuação em sala de aula:
"A formação foi muito positiva, pois trouxe reflexões importantes sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. O que mais me impactou foi compreender que a avaliação pode servir como um recurso para levantar dados sobre a aprendizagem, e que esses dados se tornam realmente úteis quando analisados em um contexto mais amplo, indo além de simples números".
Já o(a) docente João Luiz Baldim Zanin destacou a importância de espaços formativos como esse para o fortalecimento do trabalho sério e comprometido do Campus:
"Um encontro formativo como este, voltado especificamente à discussão sobre avaliação, nos proporciona a oportunidade de enxergar nuances que talvez demorassem muito mais tempo para amadurecer por conta própria. Nas semanas seguintes à reunião sobre as formas de avaliação, pude identificar, em materiais já elaborados, diversos pontos que poderiam ser aprimorados. Isso me levou a compreender que, mesmo mantendo o compromisso com a formalidade e seriedade que considero essenciais ao processo avaliativo, é igualmente importante estar aberto a novos olhares. Eles são fundamentais para o questionamento, a evolução e o amadurecimento da prática docente, de modo que nossas estratégias avaliativas se tornem cada vez mais eficientes, justas e coerentes com os objetivos educacionais.
A proposta reafirma o compromisso institucional com a formação continuada de seus profissionais e com a qualificação do trabalho pedagógico, entendendo a avaliação como um dos pilares para o desenvolvimento de práticas educativas mais justas, coerentes e centradas nos sujeitos do processo.
Texto e Fotos: Giovanna Carvas
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