Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de Medicina Veterinária celebra 10 anos de sua fundação
Início do conteúdo da página

Curso de Medicina Veterinária celebra 10 anos de sua fundação

Publicado: Quarta, 06 de Agosto de 2025, 15h22 | Última atualização em Quarta, 06 de Agosto de 2025, 15h26

Nesta terça-feira, 5, o curso de Medicina Veterinária do Campus Muzambinho celebrou seu décimo ano de existência. Em comemoração a esta data, a coordenação do curso preparou um momento festivo e de integração entre os profissionais que tornaram possível essa conquista. A celebração aconteceu no auditório do Complexo Veterinário e contou com a participação de docentes, discentes, egressos, corpo técnico e representantes da gestão.

9Q6A1285Uma das participações foi a do antigo diretor do Campus Muzambinho, professor Luiz Carlos Machado, que lembrou com saudosismo os anos dedicados a esta casa, tanto como professor quanto como gestor. Em especial, comentou sobre os primeiros esforços empreendidos para viabilizar a criação do curso. Para ele, o Campus Muzambinho tinha todo o potencial necessário, e a composição da equipe foi decisiva para tornar isso possível.

Na sequência, foi a vez de coordenadores e ex-coordenadores do curso de Medicina Veterinária compartilharem suas experiências e falarem aos presentes. 

O primeiro deles foi o professor Délcio Bueno da Silva, que endossou os relatos de Luiz Carlos e complementou com detalhes da sua própria chegada ao campus — uma jornada que esteve intimamente relacionada à criação do curso.

Délcio reforçou o pioneirismo da Medicina Veterinária e destacou o papel crucial dos docentes e demais colegas que ajudaram a tornar isso possível. Em um dos momentos-chave de seu discurso, comentou que hoje se comemoram os 10 anos do curso, mas que certamente haverá muito mais a celebrar na próxima década.

Assim como o professor Délcio, o professor Edivaldo Aparecido Nunes Martins também compartilhou detalhes sobre as primeiras reuniões para a criação do curso, bem como as relações com outros professores e egressos. Durante sua fala, exibiu fotos, documentos e trouxe relatos inusitados, além de detalhar a criação do Hospital Veterinário, um dos diferenciais do curso.

A próxima a falar foi a professora Geórgia Mode Magalhães.

Ela ocupa o cargo de vice-coordenadora da Medicina Veterinária e reconheceu a importância das diversas classes de profissionais que ajudaram a estruturar o curso, destacando que não seria possível alcançar grandes resultados sem uma equipe unida e coesa.

"Hoje eu estou na equipe de coordenação, mas essa é uma função que poderia ser desempenhada por qualquer membro da nossa equipe, porque todos têm competência para isso. Todos batalham muito, e não existe um clima de competição entre nós. É uma equipe que se ajuda! Um ajuda o outro, e é por isso que estamos colhendo estes frutos" — declarou.

Outra autoridade que marcou presença foi a docente Diana Abrão. Ela conta que foi a primeira professora do campus com formação em Medicina Veterinária, e pôde acompanhar de perto a trajetória de sucesso do curso. Hoje, Diana ocupa a função de coordenadora — missão que é carregada de um significado bastante pessoal para ela:

"Entrei para a coordenação depois de 10 anos atuando no curso, período em que pude atuar como docente, pesquisadora e extensionista. Isso é algo bem significativo pra mim, porque coincide também com o momento em que farei a progressão para professora titular, então é bem simbólico" — finalizou.

A professora Luciana Maria Vieira Lopes também teve a oportunidade de compartilhar seu relato com os participantes da celebração. Ela ocupava o cargo de Diretora de Desenvolvimento Educacional na época da criação do curso de Medicina Veterinária e comentou que este foi o primeiro grande desafio com o qual teve de lidar.

Para ela, a missão era justamente advogar em favor da implementação do curso — uma iniciativa que foi recebida com desconfiança no início, mas que foi conquistando a simpatia das pessoas conforme os esforços foram sendo empreendidos, incluindo a composição da equipe, elaboração de documentos diversos, participação em reuniões e até mesmo a licitação de um prédio inteiro para a condução do curso.

Ela comentou ainda que, anos depois, a metodologia adotada para a criação do curso de Medicina Veterinária passou a ser referência de qualidade para os cursos vindouros, e que é motivo de orgulho e gratidão ter tido a oportunidade de contribuir com essa história.

Outra participante da celebração foi a egressa Mariane Barreto Pereira, estudante da primeira turma do curso de Medicina Veterinária. Ela contou aos presentes que teve certa insegurança no início, mas que, com o passar do tempo e o apoio dos docentes e da instituição, veio a certeza de que estava no caminho certo. Hoje, ela atua como profissional no próprio campus e tem orgulho de contribuir com a história do curso que a formou:

“O campus se tornou minha segunda casa. Fiz amigos que levo pra vida, vivi momentos inesquecíveis, e fui crescendo não só como estudante, mas como pessoa [...] Acredito que o diferencial do Campus Muzambinho está exatamente nisso: na forma como nos acolhe, nos forma com qualidade e com humanidade. O vínculo que criamos aqui vai além da sala de aula — é algo que levamos no coração. Hoje, com muita gratidão, sigo minha trajetória aqui mesmo, como residente na área de Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário” — declarou.

De acordo com Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral do Campus Muzambinho:

“Celebrar 10 anos de um curso com tanto impacto regional é desfrutar do contínuo desenvolvimento de nossa Instituição. Um crescimento e aprimoramento com novas ofertas de vagas na pós-graduação, aquisição de novas tecnologias e equipamentos, mas, sobretudo, um comprometimento de todos os educadores em prol de uma educação de qualidade. Parabéns a todos os envolvidos, e que possamos pavimentar a história dos próximos 10 anos para tantas outras pessoas e vidas que ainda encontrarão neste curso uma oportunidade de melhorar suas vidas.”

Além do café de integração e dos momentos de fala, a celebração contou com uma homenagem da Gestão ao curso, que recebeu uma placa comemorativa em ode aos 10 anos de fundação. Em seguida, os presentes se reuniram para o registro fotográfico oficial, que pode ser conferido abaixo.

Texto: Cláudio Vieira (ASCOM)
Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página