Grupo de Estudos GPLANTinvitro participa de visita técnica
Grupo de Estudos GPLANTinvitro visita empresa na área de Biotecnologia e produtor de rosas em vasos
No dia 22 de julho de 2025, parte da equipe do Grupo de Estudos GPLANTinvitro visitou a empresa Mericlone: Biotecnologia vegetal em Holambra, SP.
Na ocasião, alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho tiveram a oportunidade de conhecer de perto a gestão da empresa e os processos de clonagem de plantas. Os alunos foram acompanhados pela Professora Priscila Pereira Botrel e foram recebidos pelo proprietário da Mericlone, Sr. Lázaro Cabral.
Participaram da visita os alunos: Maria Clara Vieira e Silva, Sthefany Balbino Vicente da Silva, Géssica Ravanini, Mauro César Araújo Lopes, Lawany Cristina Carvalho Silva, Valentina de Mello Imakawa, Camily Mariana Paulino, Denis João Corrêa Ferreira, Maura Arieli de Sousa Amâncio e Luana Cristina Martins.
Foi possível conhecer toda a infraestrutura do Laboratório e produção de mudas de espécies ornamentais, batata, cana-de-açúcar entre outras espécies.
Posteriormente, o grupo visitou o produtor de rosas em vasos, o Sr. Joel, sendo possível conhecer todas as etapas do processo de produção de mudas por estaquia até o ponto de comercialização.
Segundo a coordenadora membro do Grupo GPLANTinvitro do curso de Engenharia agronômica Lawany: “Visitar a empresa Mericlone foi uma experiência muito enriquecedora. Mesmo já tendo contato com a cultura de tecidos no laboratório do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, eu não fazia ideia do quanto o mercado da biotecnologia é amplo e cheio de possibilidades. Ver tudo funcionando na prática em uma empresa consolidada me fez enxergar a área com outros olhos. Saí de lá inspirada e com ainda mais vontade de seguir nessa área”.
Para a aluna coordenadora de projetos de pesquisa, ensino e extensão do grupo, do Curso de Ciências Biológicas, Maura: “A viagem técnica para Holambra foi uma experiência incrível e super enriquecedora. Conhecer de perto as aplicações da cultura de tecidos na empresa Mericlone Biotecnologia Vegetal foi muito interessante e abriu novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho para os alunos que se interessam pela área. Além disso, foi ótimo visitar as estufas de cultivo de rosas, ver de perto toda a estrutura e cuidado envolvidos no processo, desde a propagação de mudas até o caminho para as vendas.
Agradecemos imensamente a empresa Mericlone, o produtor de rosas e ao Campus Muzambinho pela oportunidade de conhecimento e inspiração!
Texto: Priscila Pereira Botrel
Imagens: GPLANTinvitro
Redes Sociais