Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > NIPE EM AÇÃO: visita ao Laboratório de Bromatologia e Água
Início do conteúdo da página

NIPE EM AÇÃO: visita ao Laboratório de Bromatologia e Água

Publicado: Sexta, 11 de Julho de 2025, 14h36 | Última atualização em Sexta, 11 de Julho de 2025, 14h40

WhatsApp Image 2025 07 02 at 14.52.511No dia 23 de maio de 2025, dando sequência ao Projeto do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) às Visitas aos Laboratórios do Campus Muzambinho, o Laboratório de Bromatologia e Água “Prof. Dr. Antônio Ibañez Ruiz”,  coordenado pela servidora Poliana Coste e Colpa, foi visitado.

Estavam presentes a Diretora de Desenvolvimento Educacional (DDE), Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CGPPI), Professora Priscila Pereira Botrel; a Líder do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE), Professora Andrea Januária Rezende; os membros do NIPE, Professor Geraldo Gomes de Oliveira Junior e o servidor Mário Antônio Moreira. 

Criado em 2006, o Laboratório atende diretamente aos cursos de Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Com foco na análise e controle da qualidade de alimentos e água, o laboratório realiza atividades importantes que garantem segurança, confiabilidade e conformidade com normas sanitárias e ambientais. Além de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, também presta serviços à comunidade, beneficiando produtores rurais, empresas e instituições públicas da região.

O laboratório proporciona uma experiência prática aos estudantes por meio de estágios, monitorias e participação em projetos. As análises incluem a avaliação nutricional de silagens e culturas como trigo, milho, sorgo, feijão e soja, além do desenvolvimento de novos produtos alimentícios. Também se destacam iniciativas voltadas para o tratamento sustentável de águas residuárias, reforçando a conexão entre ciência e sustentabilidade.

Essa atuação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

  • ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ao contribuir com a segurança alimentar e controle da qualidade da água;

  • ODS 4 – Educação de Qualidade, por oferecer formação técnica e científica aplicada;

  • ODS 6 – Água Potável e Saneamento, através de análises e soluções para a qualidade hídrica;

  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ao promover inovação em processos laboratoriais;

  • ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, com foco em práticas alimentares e ambientais sustentáveis.

Internamente, o laboratório colabora com diferentes setores do campus, avaliando alimentos, rações e produtos desenvolvidos. Externamente, mantém parcerias com vigilâncias sanitárias municipais e com a Exportadora de Café Guaxupé, ampliando seu impacto social e econômico por meio de análises de água e produtos comercializados.

A infraestrutura do laboratório é equipada com instrumentos de alta precisão, como espectrofotômetros, tituladores automáticos, pHmetros, entre outros. Esses recursos permitem análises físico-químicas e microbiológicas de alta confiabilidade, fundamentais para os projetos de ensino e pesquisa.

A comunidade pode acessar os serviços do laboratório mediante agendamento prévio. O contato pode ser feito pelos canais oficiais:

Por meio dessas ações, o Laboratório de Bromatologia e Água consolida-se como um espaço de formação cidadã, inovação científica e compromisso com o futuro sustentável da região.

Texto: Priscila Botrel, com informações de Poliana Coste e Colpa

Imagens: NIPE e Poliana Coste e Colpa

registrado em:
Fim do conteúdo da página