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NIPE EM AÇÃO: visitas aos Laboratórios de Física do Solo, Geologia e Pedologia

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2025, 16h05 | Última atualização em Segunda, 07 de Julho de 2025, 16h05

WhatsApp Image 2025 07 03 at 11.32.101O Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Muzambinho (NIPE) está realizando visitas aos Laboratórios de Pesquisa, Extensão, Ensino e Produção com os objetivos de:

  • Conhecer melhor os laboratórios, suas estruturas, rotinas, atividades desenvolvidas;
  • Identificar demandas;
  • A partir da visita, dar maior visibilidade e divulgar os laboratórios a cada visita realizada, seja no site do campus e/ou redes sociais.

Ao final do processo de visitas a todos os laboratórios, pretende-se lançar um e-book com dados dos mesmos, visando atualizações de informações e divulgação à comunidade interna e externa.

No dia 24 de abril de 2025, a ação foi iniciada com a realização de visitas aos laboratórios sob a coordenação do professor Walbert Jr. Reis dos Santos.

Estavam presentes a Diretora de Desenvolvimento Educacional (DDE), Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CGPPI), Professora Priscila Pereira Botrel; a Líder do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE), Professora Andrea Januária Rezende e o membro do NIPE, o servidor Mário Moreira. 

O Laboratório de Física do Solo, localizado na Sala 06 do prédio de Agronomia do Campus Muzambinho, une ensino, ciência e sustentabilidade. 

Desde sua criação em 2022, o espaço tem sido utilizado como apoio para aulas práticas e projetos de pesquisa que aprofundam o conhecimento sobre os solos da região.

O Laboratório atende aos cursos de Técnico em Agropecuária, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Superior em Cafeicultura. Entre suas atividades, estão projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e o grupo de estudos GESSOLOS, voltado ao estudo dos solos locais.

As ações desenvolvidas no Laboratório se alinham aos ODS da ONU, entre eles:

  • ODS 4 – Educação de Qualidade: O laboratório promove o aprendizado prático e crítico dos estudantes, incentivando a produção científica por meio de resumos, pesquisas e grupos de estudo.

  • ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima: Ao estudar as propriedades físicas do solo e sua origem, o laboratório contribui para práticas agrícolas mais sustentáveis e adaptadas às condições ambientais locais.

  • ODS 15 – Vida Terrestre: As pesquisas sobre os solos da região auxiliam na preservação, uso sustentável e manejo adequado dos recursos naturais, especialmente do solo, fundamental para a vida terrestre.

  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: Com financiamento da reitoria para aquisição de equipamentos, o laboratório amplia sua capacidade técnica e científica, fortalecendo a infraestrutura para pesquisa e inovação no ensino agrícola.

Com infraestrutura composta por estufa, balanças analíticas de precisão, yoder, trados holandeses e outros equipamentos especializados, o espaço oferece condições ideais para análises detalhadas dos solos da região. 

Já o Laboratório de Pedologia e Geologia está localizado na Sala 32 do prédio de Agronomia do Campus Muzambinho.

Esse Laboratório está em fase de transição para se tornar um Museu de Geologia e Pedologia do Campus.

O espaço, que atualmente apoia aulas práticas e reuniões do grupo de estudos GESSOLOS, tem como missão fortalecer o ensino, a pesquisa e a divulgação científica sobre os solos e a formação geológica da região. É também uma importante ferramenta pedagógica para disciplinas como Pedologia e Geologia.

As atividades desenvolvidas no Laboratório se alinham aos seguintes ODS:

  • ODS 4 – Educação de Qualidade: Por meio de maquetes, amostras reais e atividades práticas, o laboratório estimula o aprendizado significativo e multidisciplinar, tanto para estudantes quanto para visitantes.

  • ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Ao se transformar em museu, o laboratório passará a oferecer um espaço cultural e educativo acessível à comunidade, promovendo o conhecimento sobre o território local.

  • ODS 15 – Vida Terrestre: O aprofundamento nos estudos sobre o solo e os processos geológicos fortalece a consciência sobre o uso sustentável dos recursos naturais e a importância da conservação do meio ambiente.

O espaço possui maquetes pedagógicas, amostras de rochas, minerais e fósseis, além de pinturas didáticas nas paredes que auxiliam na visualização e compreensão dos conteúdos geológicos e pedológicos. A proposta é que, com a transição para museu, essas ferramentas estejam também à disposição do público externo, como escolas, agricultores e moradores da região.

A comunidade pode entrar em contato por meio dos canais: 

  • Instagram: @gessolos.ifmuz

Texto: Priscila Botrel, com informações de Walbert Jr. Reis dos Santos

Imagens: NIPE e Walbert Jr. Reis dos Santos

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