Campus Muzambinho dá início às oficinas do Projeto REVISAÇÃO
IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho dá início às oficinas do Projeto REVISAÇÃO com ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio
O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho iniciou, no último dia 09 de junho, as atividades da segunda fase do Projeto RevisAÇÃO, voltado aos estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A proposta tem como objetivo principal reforçar os conteúdos fundamentais de Língua Portuguesa e Matemática, fortalecimento da leitura, produção textual, pensamento lógico e cálculos básicos, identificados como essenciais para o desenvolvimento das competências necessárias à trajetória acadêmica e profissional dos estudantes.
As oficinas estão sendo conduzidas por professores bolsistas, selecionados via projeto de ensino, e acontecem nas janelas das aulas regulares, com duração de 55 minutos cada. O professor Paulo Sérgio atuará na área de Matemática e a professora Raquel Lovatti ficará responsável pelo Português. Cada turma terá no seu horário de aulas um espaço para Oficina de Português e um espaço para Oficina de Matemática.
O Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan, explica que “esse Projeto é um desejo antigo do Campus Muzambinho que felizmente estamos conseguindo colocar em prática em 2025 com apoio das coordenações de curso e dos docentes que entendem a necessidade de um olhar diferenciado para os ingressantes no sentido de apoiá-los em sua trajetória acadêmica.”
Durante todo o primeiro bimestre letivo, os docentes do núcleo básico e do núcleo técnico foram orientados e incentivados a realizarem atividades diagnósticas que pudessem contribuir para o encaminhamento dos estudantes prioritários. A divulgação do projeto foi feita pela CGE e pelos coordenadores de curso em todas as turmas e os estudantes incentivados a participarem das atividades propostas.
Além do foco no conteúdo, as oficinas também promovem o acolhimento, a escuta e a valorização dos ritmos e estilos de aprendizagem de cada estudante, fortalecendo sua confiança e autonomia frente aos desafios do ensino médio técnico.
“Mais do que revisar conteúdos, o projeto busca oferecer aos estudantes a oportunidade de se reorganizar academicamente e retomarem a base necessária para avançar nos estudos com mais segurança. É um investimento na permanência e no sucesso escolar dos nossos alunos”, destacou a Coordenadora Geral de Ensino, Giovanna Carvas.
A expectativa é de que a iniciativa gere impactos positivos na aprendizagem de forma ampla, promovendo melhores resultados acadêmicos e contribuindo para a redução das dificuldades identificadas neste início de percurso escolar.
O Projeto integra uma série de ações institucionais voltadas ao fortalecimento do ensino, à inclusão e ao acompanhamento mais próximo dos(as) estudantes.
Texto: Giovana Maria Abranches Carvas
Fotos: Do acervo da autora
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