Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS participa do Guaxupé Café Festival
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS participa do Guaxupé Café Festival

Publicado: Quinta, 12 de Junho de 2025, 09h37 | Última atualização em Quinta, 12 de Junho de 2025, 09h38

Entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, no período da manhã, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho marcou presença no Guaxupé Café Festival, um dos eventos mais relevantes da cidade, promovido pela Prefeitura de Guaxupé por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e parceiros.

O Campus levou ao público, no Parque da Mogiana, uma série de exposições interativas, desenvolvidas por alunos e professores, que destacaram a diversidade dos projetos e grupos de estudo da instituição.

Na segunda-feira (02), cerca de 30 pessoas visitaram o espaço do Instituto. Nos demais dias, o público foi ampliado com a participação de várias escolas da cidade, totalizando uma média de 410 alunos do ensino fundamental e médio, além dos visitantes que passavam pelo Parque da Mogiana e se interessavam pelas atividades.

As escolas participantes foram:
Escola Municipal Dr. Carlos de Souza Ribeiro
Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro
Escola Estadual Dr. André Cortez Granero
Escola Municipal Delfino Moreira
Escola Municipal Olímpia Leite Ribeiro

Durante o evento, estiveram presentes autoridades locais que prestigiaram a iniciativa, como a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Renata Valéria Rocha Fernandes, a secretária de Educação, Aline Monteiro Melo Ribeiro, e o vereador Pedro Alves, reconhecendo a relevância do projeto para a formação dos estudantes e o fortalecimento dos laços entre a educação e a comunidade.

Destaca-se também o papel fundamental do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Cassiano da Silva, e toda a sua equipe, em especial Emerson e Cristiane, os quais articularam a participação do Campus Muzambinho no Festival, incluindo o translado dos membros de grupos de estudo, apoio aos insumos para a Cafeteria-Escola e a articulação com as escolas locais para a visitação.

A participação do Campus Muzambinho no festival contou com a colaboração ativa de diversos grupos e setores, entre eles:

Diretoria de Desenvolvimento Educacional - DDE
Coordenação Geral de Extensão - CGEX
Centro de Divulgação e Popularização da Ciência - CPDC
Cooperativa-Escola dos Alunos - COOPAM
Curso Técnico em Enfermagem
Espaço Maker
Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF
Grupo de estudos em compostagem Animal e Vegetal - GECAV
Grupo de Estudos em Entomologia - GEENTO
Grupo de Estudos em Suinocultura - GESUIF
Grupo de Estudos em Tecnologia Agrícola e Mecanização - GETAM
Grupo de Estudos em Segurança e Saúde do Trabalho Rural - GESTR
Museu de Anatomia Veterinária

Destacamos a participação especial dos estudantes do Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF - sob a orientação do Professor José Marcos, que tiveram papel fundamental na condução do projeto Cafeteria-Escola durante o evento. Com entusiasmo e competência, os membros do GECAF apresentaram aos visitantes as diversas etapas do processo do café, proporcionando uma experiência educativa e sensorial que enriqueceu ainda mais a programação do festival.

“A participação no Guaxupé Café Festival foi uma oportunidade valiosa para nossos alunos. Eles vivenciaram momentos de aprendizado, troca de experiências e diversão, além de fortalecerem o senso de pertencimento com a comunidade local”, destacaram a Diretora de Desenvolvimento Educacional, profa Aracele, e a Coordenadora Geral de Extensão, profa Andrea.

O sucesso da ação reforça a importância de eventos que aproximam a educação pública da sociedade, promovendo conhecimento, cultura e cidadania.

Texto: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos: Equipe CGEX

SEGUNDA-FEIRA - 02/06

TERÇA-FEIRA - 03/06

QUARTA-FEIRA - 04/06

QUINTA-FEIRA - 05/06

SEXTA-FEIRA - 06/06

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página