Egresso realiza palestra sobre Crédito Fundiário e Agricultura Familiar
IFSULDEMINAS recebe egresso para palestra sobre Crédito Fundiário e Agricultura Familiar
Na segunda-feira, 26 de maio de 2025, o auditório do Prédio H do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foi palco de um importante momento de diálogo sobre as políticas públicas voltadas ao campo. Estudantes do curso Técnico em Agropecuária e de Engenharia Agronômica, assim como o público em geral, foram convidados para uma palestra com o egresso do curso Técnico em Agropecuária, PC Veríssimo, atual Superintendente Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Durante o encontro, PC Veríssimo abordou temas fundamentais, como o crédito fundiário, o apoio à agricultura familiar e outras ações governamentais que promovem o fortalecimento da produção rural, com foco na sustentabilidade e na autonomia dos agricultores.
A presença do egresso, que hoje ocupa um cargo de destaque no Governo Federal, representou um momento de inspiração para os estudantes do campus, especialmente aqueles que atuam nas áreas da agropecuária e do desenvolvimento rural.
Em Muzambinho, a palestra integrou uma série de atividades do MDA, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Muzambinho, e contou com a presença e participação de lideranças locais do setor agropecuário, docentes ligados aos cursos de Engenharia Agronômica, Tecnologia em Cafeicultura e aos Cursos Técnicos em Agropecuária, além de estudantes vinculados a esses cursos.
QUEM É PC VERÍSSIMO?
Natural de Poços de Caldas, Antônio Veríssimo (PC Veríssimo) é egresso da antiga Escola Agrotécnica e conta que a influência do pai sempre despertou sua curiosidade sobre a instituição, motivando-o a tentar uma vaga assim que foram abertas inscrições para o novo ano letivo, em 2004.
Encantou-se não apenas com a escola, mas com a acolhida proporcionada por professores como Marcelo Rosa e Elson Augusto Queiroz, o “Barba”, fundamentais para que os alunos se enturmassem e desenvolvessem um senso de pertencimento. Durante sua trajetória, Veríssimo participou ativamente da vida escolar, envolvendo-se em atividades artísticas, além da Cooperativa Escola e dos processos eleitorais do campus.
Essas experiências, segundo ele, contribuíram não apenas para sua trajetória profissional, mas também para a formação de caráter. Foi justamente nesta instituição que nasceu o nome pelo qual viria a ser conhecido: PC Veríssimo.
“[...] além da questão agrícola, obtive um desenvolvimento humano muito grande. A Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, hoje o Instituto Federal, foi um divisor de águas na minha vida [...] hoje, inclusive, falo recorrentemente com o meu filho para que estude aqui e faça técnico agrícola como interno, porque é uma vivência muito grande [...] e não é só pelo conhecimento científico, conhecimento técnico, mas também pelo conhecimento social [...] Tenho um profundo carinho por essa escola [...] que me ajudou a alcançar hoje o espaço que estou ocupando. Com toda certeza, grande parte disso eu devo ao colégio agrícola e às experiências vividas aqui.”
PC Veríssimo ainda recorda como o ensino ministrado na antiga Escola Agrotécnica contribuiu para a percepção dos estudantes acerca da construção e implementação das políticas públicas, e mencionou a ênfase com que o então diretor Luiz Ribeiro tratava a extensão rural. Por esses motivos, finaliza sua entrevista encorajando os jovens a conhecerem a proposta dos Institutos Federais.
“[...] A gente tem tido uma grande relação com os Institutos Federais, com o Instituto Federal do Norte de Minas, do Leste, do Sul de Minas [...] e a gente tem percebido que é, de fato, a educação pública que deu certo [...] a gente percebe que o ensino médio do colégio agrícola, do instituto, é um ensino médio que está dentro dos moldes do que a sociedade entende como avançado.”
Texto: Aracele de Garcia Fassbinder / Claudio Vieira da Silva (ASCOM)
Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho
Redes Sociais