Campus Muzambinho sedia 3ª edição do Desafio Maker - IFSULDEMINAS
O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foi palco, nesta última quarta-feira, dia 28 de maio de 2025, da terceira edição do Desafio Maker do IFSULDEMINAS, evento que reuniu criatividade, tecnologia e soluções sustentáveis, alinhadas neste ano ao tema “Conectividade e Sustentabilidade: ODS em Movimento”.
A edição contou com a participação de oito equipes, representando os campi de Machado, Muzambinho, Carmo de Minas, Três Corações, Poços de Caldas e Pouso Alegre. As equipes foram: AUTOBOTS, Só os Bão II, As Guria da Informática, Os Piá da Informática, LLM II, Os Sucatas, Os-Mar-Contato e J3 Team.
As equipes tiveram um desafio de 6 horas ininterruptas, totalmente dedicado à criatividade, inovação e trabalho colaborativo. Durante esse tempo, os participantes mergulharam na proposta e literalmente colocaram a mão na massa para criar suas soluções.
O evento contou também com um site oficial onde estava disponível o Almoxarifado Maker, uma plataforma que permitiu às equipes consultar informações sobre o evento, componentes, equipamentos e materiais disponíveis para a construção dos protótipos durante o desafio.
Os projetos foram avaliados por uma banca composta por três servidores do IFSULDEMINAS, que analisaram critérios como inovação e criatividade, aplicabilidade e funcionalidade, segurança e qualidade da construção. As três melhores equipes foram premiadas, com apoio dos parceiros do evento.
Equipes vencedoras:
🥇 1º lugar: Só os Bão II — “THEO, Assistente Pessoal de Saúde Emocional”, um projeto que visa apoiar o bem-estar emocional, auxiliando no desenvolvimento da empatia e no cuidado com a saúde mental.
🥈 2º lugar: Os-Mar-Contato — “PCBOT”, uma CNC de caneta de baixo custo para uso educacional, que possibilita a criação de desenhos, esquemas e protótipos de forma automatizada.
🥉 3º lugar: LLM II — “Lixeira Automática”, proposta que une automação e sustentabilidade, facilitando o descarte correto de resíduos.
Além dos projetos vencedores, também foram apresentados: Carro Educacional, Blue Bird, Bob.IOT, Sistema de Monitoramento Florestal e Mão Robótica.
O evento foi organizado pelo Espaço Maker Muzambinho, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), e contou com o apoio institucional do IFSULDEMINAS, De Lorenzo do Brasil, Sicredi das Culturas RS/MG e IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.
Para a organização local do evento, foi uma alegria imensa receber as equipes e sediar o Desafio Maker neste ano. A cada edição, o evento cresce, se fortalece e reafirma sua importância na formação dos alunos e no estímulo à criatividade e à inovação.
Nossa expectativa é que o Desafio Maker ganhe ainda mais força nas próximas edições e que todos os campi participem ativamente desse evento institucional fantástico.
Quer saber mais sobre as edições anteriores? Acesse os links abaixo:
👉Para acessar a página do 3° Desafio Maker, clique aqui.
📄Para acessar o resultado final e outras informações sobre o edital, acesse aqui.
ℹ️Informações sobre o Espaço Maker Muzambinho em https://muz.ifsuldeminas.edu.br/espaco-maker
Quer ver como foi? Confira alguns registros do evento!
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