Ensino Médio Integrado participa da Olimpíada de Português 2025
Nesta quinta -feira, dia 22 de maio, aconteceu pela primeira vez no câmpus a participação do Ensino Médio Integrado na Olimpíada de Português,organizada pelo Instituto Philotimia e aplicado por Augusta Cássia Schwtner David Ronquini, professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola da instituição.
"O interesse veio dos alunos, que, numa grata surpresa, pediram para participar e esse entusiasmo fez com que acionássemos a coordenação geral e a diretoria de ensino, e que prontamente nos atenderam com as demandas necessárias para que a aplicação acontecesse "- conta a professora.
O Centro de Línguas do câmpus também se mobilizou, com outros representantes docentes da Língua Portuguesa, como o professor Carlos Alexandre Molina e a professora Raíssa Médici. As ações deles foram primordiais, divulgando informações e incentivando seus alunos para que a Olimpíada acontecesse e fortalecesse as ações voltadas para nossa língua.
Uma vez que uma melhor interpretação textual permite uma maior autonomia de organização de conhecimento e ampliação do conhecimento de mundo, é preciso investir no incentivo de participação em eventos dessa natureza.
"É muito gratificante perceber um maior interesse dos alunos na língua materna, num momento em que os livros perdem espaço para as tecnologias e a interpretação textual faz toda diferença em vestibulares e concursos", relata Augusta.
31 alunos se reuniram para realizar a prova, que contou com 25 questões objetivas. Destes, dois alunos com as maiores pontuações participarão da segunda fase, que acontecerá em agosto.
Até lá, estamos torcendo para que essa ação seja a primeira de muitas e que o interesse e participação dos alunos torne-se cada vez mais frequente.
Texto e imagens: Augusta Cássia Schwtner David Ronquini
Redes Sociais