2ª edição do Pint of Science em Muzambinho reúne cerca de 100 pessoas para um brinde à ciência
Na noite do dia 21 de maio de 2025, o bar O Botequim, no centro de Muzambinho, foi transformado em um verdadeiro palco de divulgação científica com a realização da segunda edição do Festival Pint of Science na cidade. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que promoveu uma conversa leve, acessível e inspiradora sobre temas científicos de relevância local e global.
O Pint of Science tem como propósito aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo entre pesquisadores e o público fora do ambiente acadêmico. A iniciativa surgiu em 2012, na Inglaterra. Chegou ao Brasil em 2015, por meio do Instituto de Computação ICMC da USP.
Em Muzambinho, foi organizado pelo Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC) do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.
Com o lema "Um Brinde à Ciência!", o festival contou com uma programação diversificada e envolvente. Os participantes puderam ouvir e interagir com três professores pesquisadores do campus:
-
Profª Drª Usha Vashist, que apresentou a palestra “Sinais da natureza: o que carrapatos e mosquitos revelam sobre a saúde do planeta”;
-
Prof. Dr. Edivaldo Aparecido Nunes Martins, que falou sobre “Mais que Bicho: O Papel do Hospital Veterinário na Saúde Coletiva Regional”;
-
Prof. Dr. Felipe Campos Figueiredo, que encerrou a noite com a fala “Do Centro de Validação Tecnológica à Lavoura: Inovação que Transforma o Café do Sudoeste de Minas”.
Com duração de cerca de 2 horas, o evento foi marcado por momentos de interação com o público, perguntas, sorteio de brindes e muita troca de conhecimento.
“É emocionante ver o bar cheio de gente interessada em ciência, fazendo perguntas, se envolvendo. Isso mostra o quanto precisamos democratizar o conhecimento e ocupar novos espaços”, comentou a coordenadora local do evento, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.
O sucesso do evento consolida Muzambinho no circuito internacional do Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países e mais de 135 cidades brasileiras.
Texto: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Imagens: ASCOM
Redes Sociais