Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso técnico em Alimentos promove uma roda de conversa sobre comida e autocuidado
Início do conteúdo da página

Curso técnico em Alimentos promove uma roda de conversa sobre comida e autocuidado

Publicado: Quinta, 22 de Maio de 2025, 14h02 | Última atualização em Quinta, 22 de Maio de 2025, 14h02

WhatsApp Image 2025 05 22 at 10.33.15 7No dia 17/05, os alunos do curso técnico em Alimentos participaram de uma roda de conversa enriquecedora com o tema "Entre Sabores e Sentimentos: sobre comida e autocuidado.” O encontro teve como objetivo promover uma reflexão sobre a importância da alimentação consciente e seu impacto no bem-estar físico e emocional.

A palestra foi conduzida pela nutricionista Miriam Silva Possidônio, ex-aluna do curso técnico em Alimentos do Campus Muzambinho. Ela compartilhou sua trajetória profissional, destacando como a formação recebida aqui na instituição contribuiu para sua atuação na área da saúde e nutrição. Miriam contou que foi durante uma palestra como esta, em um sábado letivo, conduzida por uma nutricionista, que tomou a decisão de seguir a carreira que escolheu. Ela mostrou fotos da época em que foi aluna aqui no Campus e descreveu os momentos de convivência e aprendizado. Ela também compartilhou que na época em que fez o curso de técnico em Alimentos, foi bolsista de Iniciação Científica e que esta experiência, juntamente com as aulas práticas no Setor de Agroindústria contribuíram para ela trabalhar numa indústria de doces em Poços de Caldas. Atualmente, Miriam atua como nutricionista na
área de nefrologia do Hospital Santa Lúcia em Poços de Caldas.

Durante a roda de conversa, os participantes discutiram como as escolhas alimentares podem ser influenciadas por fatores emocionais, como estresse, ansiedade e tristeza. Foi abordada a prática do "comer emocional", onde a comida é utilizada como uma forma de lidar com sentimentos, muitas vezes sem perceber os sinais de fome e saciedade do corpo.

Além disso, foram explorados os transtornos alimentares, como a bulimia e anorexia, frequentemente associado a sentimentos de culpa e arrependimento. A importância de buscar apoio profissional para lidar com esses transtornos também foi enfatizada. Ao final da conversa, Miriam fez uma dinâmica e premiou os vencedores.

A roda de conversa proporcionou um espaço seguro e acolhedor para que os alunos compartilhassem suas experiências e dúvidas, promovendo o autocuidado e a conscientização sobre a relação entre alimentação e saúde mental.

Texto e imagens: Bianca Sarzi de Souza

registrado em:
Fim do conteúdo da página