Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente do Campus Muzambinho representa a Instituição na FETEC AGRO 2025
Início do conteúdo da página

Docente do Campus Muzambinho representa a Instituição na FETEC AGRO 2025

Publicado: Sexta, 11 de Abril de 2025, 16h06 | Última atualização em Sexta, 11 de Abril de 2025, 16h07

agda2No dia 03/04/2025, por meio de um convite realizado pela Universidade Federal de Lavras - UFLA campus São Sebastião do Paraíso, e articulado pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Campus, Profa Aracele, o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho participou da FETEC Agro (Feira Tecnológica do Agronegócio da Região de Paraíso) com a presença da Professora Dra. Agda Silva Prado, palestrando no Painel sobre Mercado e Qualidade de Café, na Arena do Conhecimento UFLA.

A Arena foi um espaço viabilizado por meio da parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp). Foram estimadas cerca de 10 mil pessoas ao longo de todos os dias da Feira.

Além da Professora Agda, o painel foi composto pela barista e Agente de Desenvolvimento Rural da Acissp Agro, Pâmela França, pelo Professor da UFLA de São Sebastião do Paraíso, Dr. Eduardo César Silva, e pelo representante da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), Thales Favaro. 

O painel apresentou ao público presente temas atuais e relevantes sobre o Mercado e Qualidade de Café do Brasil e do Mundo. Thales Favaro apresentou sobre a história da BSCA e seu papel na promoção dos cafés especiais do Brasil;  o novo protocolo de classificação de café pela SCA - Associação de Cafés Especiais, que envolve além das classificação física e sensorial, aspectos extrínsecos à bebida do café, como informações sobre o processo de produção, certificação e histórico da propriedade cafeeira, etc. Na sequência, a Professora Dra. Agda Prado explanou sobre a Cadeia de Valor do Café, Rastreabilidade, Sustentabilidade, Indicações Geográficas, Certificações e a criação de Diferenciação do café para o mercado consumidor. Por fim, o Professor Dr. Eduardo César apresentou um histórico sobre a produção e consumo de cafés, situação dos principais países produtores de cafés e apontamentos que justificam a atual cotação de preço de cafés, estratégias para que a cafeicultura brasileira se fortaleça neste cenário, e projeções futuras. Pâmela França mediou o diálogo após as apresentações, destacando a importância dos cafeicultores aproveitarem o momento de alta nos preços dos cafés, investindo no aprimoramento da qualidade da bebida, assim como na gestão das propriedades para promoverem a rastreabilidade e sustentabilidade dos cafés. Além disso, o painel destacou a importância em promover a sucessão familiar e permanência dos jovens no campo.

A importância das parcerias e participação em eventos externos ao campus

A participação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na FETEC Agro, a convite da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Campus São Sebastião do Paraíso, demonstra o compromisso da instituição em se integrar ativamente aos debates contemporâneos sobre o agronegócio e suas inovações. A presença da Professora Dra. Agda Silva Prado no Painel sobre Mercado e Qualidade de Café, na Arena do Conhecimento da UFLA, reforça a relevância do campus como espaço produtor de conhecimento técnico-científico alinhado às demandas do setor cafeeiro, especialmente no que diz respeito à cadeia de valor, rastreabilidade, sustentabilidade e certificações do café brasileiro.

UFLA Paraíso e IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho são instituições que integram o movimento de fomento ao Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo INOVA Sudoeste de Minas.

Eventos como a FETEC Agro são fundamentais para fortalecer parcerias interinstitucionais, promover o intercâmbio de saberes e aproximar o conhecimento gerado no meio acadêmico das práticas do setor produtivo. Ao integrar um painel com especialistas reconhecidos nacionalmente, o Campus Muzambinho contribui para a valorização da cafeicultura regional e reafirma seu papel na formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a inovação no campo. A articulação institucional e a participação ativa em espaços como este também fortalecem os vínculos com a comunidade, abrindo caminhos para novas ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à realidade local e regional.

Fonte: Profa Agda, Profa Aracele e informações públicas sobre a Fetec Agro 2025.

registrado em:
Fim do conteúdo da página