Semana de Acolhimento integra servidores para início do período letivo
Nesta quarta-feira, 26/03, a gestão do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, promoveu mais uma edição da semana pedagógica e de acolhimento. O evento, tradicionalmente realizado no início dos semestres letivos, tem como objetivo recepcionar os servidores para o início do semestre letivo, promovendo acolhimento, integração e alinhamento de estratégias pedagógicas.
A abertura da semana começou no restaurante estudantil, com um café de integração para todos os servidores, e na sequência as atividades foram transferidas para o auditório do prédio H. Na oportunidade, o Diretor Renato Aparecido de Souza deu as boas-vindas à comunidade, e comentou a inspiração para a temática da semana de recepção, que transmite a ideia dos propósitos individuais que impactam toda a coletividade, trabalho em equipe, diversidade e promoção da missão do Campus Muzambinho para o desenvolvimento regional.
Durante a abertura, foram destacadas duas ações relacionadas com o tema da semana: “Agenda 2053: conectando o propósito pessoal ao impacto social”.
O professor José Marcos Angélico de Mendonça, responsável pelo setor de Cafeicultura e orientador dos grupos GECAF e SOMA Jr, compartilhou o êxito do café do Campus Muzambinho, cujo esforço coletivo de produção conduziu estudantes por todas as etapas do ensino, pesquisa e extensão e culminou no reconhecimento por parte de lideranças em Brasília, como os Ministérios da Educação e Justiça, que não apenas receberam os grupos em diversas ocasiões, como passaram a consumir o café produzido neste educandário.
A equipe responsável pelo projeto “Cão Comunitário” também teve seu momento de fala, e foi representada pelas Servidoras, docente do curso de Medicina Veterinária; Priscila Faria Rosa Lopes, servidora Técnico-administrativa e também a estudante e bolsista Carol, do curso de Medicina Veterinária. A equipe compartilhou orientações à comunidade sobre o funcionamento do projeto, resultados obtidos, bem como respondeu a questionamentos, esclarecendo dúvidas em prol da convivência da comunidade com os animais acolhidos pelo projeto. O Diretor-Geral aproveitou para reforçar o viés pedagógico do projeto, que viabiliza aos estudantes a possibilidade de aprimorar suas habilidades clínicas, cirúrgicas e de manejo.
Por fim, ainda no período da manhã, os presentes foram acolhidos pelo Reitor do IFSULDEMINAS, Professor Cléber Ávila Barbosa, que liderou comitiva vinda da reitoria para prestigiar a abertura do evento.
O Reitor iniciou sua fala enaltecendo a importância de momentos como a semana de acolhimento, que pode servir de inspiração a outras unidades do IFSULDEMINAS, visto não apenas viabiliza a integração, como também um momento de reflexão, alinhamento e, claro, aprendizado.
Cléber, que esteve acompanhado pelos Pró-reitores Honório Morais, Daniela Cardoso e Ramon Teodoro, responsáveis pelas pastas de Administração e Extensão e DTIC, respectivamente, conduziu sua fala pautado pela apresentação de resultados e compartilhamento de expectativas para o IFSULDEMINAS.
As atividades da semana do acolhimento e planejamento foram retomadas no período da tarde, quando o Diretor Renato abordou tópicos norteadores, como a Educação Inclusiva, evasão escolar e inovação pedagógica.
O Diretor deu sequência à sua apresentação compartilhando com a comunidade a mais recente conquista do Campus Muzambinho: o selo ODS, uma distinção de reconhecimento nacional que celebra ações de desenvolvimento sustentável na comunidade escolar.
Apresentou ainda resultados e indicadores, reforçando o compromisso do Campus Muzambinho com a agenda 2053, uma iniciativa que busca projetar o futuro institucional, quando do seu centenário, cada vez mais alinhado com sua missão de promover o desenvolvimento pleno do território e das pessoas impactadas por toda nossa Escola. O Diretor Renato também foi informou que o Campus Muzambinho foi inscrito no prêmio World's Best School Prizes, e que a expectativa de algum resultado positivo é muito grande em função de todo potencial de ações realizadas pela comunidade escolar.
Após a fala do Diretor, os presentes foram divididos em grupos de servidores, os quais foram encaminhados para uma dinâmica de integração especialmente preparada pela equipe de acolhimento. Através desta ação, os participantes puderam compartilhar um pouco de suas experiências, expectativas quanto ao trabalho e, também, dificuldades envolvidas. A atividade transcorreu de forma colaborativa e integradora, reforçando os laços entre os presentes e ampliando o conhecimento da comunidade sobre o trabalho de cada um de seus integrantes.
O primeiro dia de acolhimento se encerrou com um coffebreak servido no centro do prédio H, que contou com quitutes e iogurtes preparados pela equipe do Restaurante Estudantil e também o cafezinho preparado por estudantes responsáveis pela Cafeteria Escola.
O evento contou ainda com a celebração dos aniversariantes de março, na perspectiva do projeto conectar e celebrar, que pousaram para uma foto coletiva e se divertiram com o coro que entoava o tradicional “parabéns pra você”.
Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho
Revisão: Renato Aparecido de Souza
Redes Sociais