Campus Muzambinho certifica alunos de Alfabetização e Letramento de Adultos e Idosos
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho certifica 17 Alunos no Curso de Alfabetização e Letramento de Adultos e Idosos em parceria com a Igreja Presbiteriana Independente de Muzambinho.
No dia 15 de março de 2025, a Igreja Presbiteriana Independente (IPI) de Muzambinho sediou a solenidade de entrega de certificados do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Alfabetização e Letramento de Adultos e Idosos, ofertado pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Ao todo, foram 17 formandos, com idades entre 18 e 84 anos.
A cerimônia contou com a presença do diretor de ensino, Hugo Baldan Junior; da diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; dos professores do curso FIC, Ivaldir Donizetti Chagas e Jesua Barbosa das Chagas; além do presidente do Conselho da Igreja, Reverendo Nilson Cândido Ferreira; e do membro do conselho, Reverendo João Navarro Neto.
O curso tem como objetivo alfabetizar e letrar adultos e idosos que não tiveram acesso à educação em idade escolar. O processo de ensino inicia-se com a aprendizagem das sílabas simples, evoluindo gradativamente para as sílabas complexas. Em seguida, os alunos avançam para a construção de pequenas frases, desenvolvendo habilidades de leitura, pontuação e fonética.
Além das atividades em sala de aula, são propostas tarefas para serem realizadas em casa, incentivando a prática contínua da leitura e da escrita. O curso também aborda operações matemáticas básicas, preparando os alunos para lidar com situações do dia a dia. Ao final da formação, espera-se que os participantes adquiram autonomia para realizar atividades cotidianas, como fazer compras, compreender itinerários e utilizar o transporte público, realizar pequenas operações matemáticas, manusear aparelhos celulares, empreender pequenos negócios, melhorar suas condições de emprego e dar continuidade aos estudos.
Segundo o aluno Daniel Mendes de Deus, com o curso FIC de Alfabetização e Letramento ele conseguiu realizar dois de seus maiores sonhos. O primeiro foi conseguir ler e interpretar a bíblia, saindo do obscurantismo do analfabetismo e o segundo, tirar a carteira de habilitação, que proporcionou a compra do carro próprio e sua autonomia e independência.
O projeto de alfabetização e letramento teve início no ano de 2020, sendo uma Tese de Doutorado do Professor Ivaldir e ficou 02 anos como Laboratório e ambiente de aprendizagem, onde depois de comprovada sua Tese e eficiência continuou na MODALIDADE FIC – Formação Inicial e Continuada, no IFSULDEMINAS, campus Muzambinho.
Ao refletir sobre a realização do curso, Ivaldir afirmou que esta ação mostra que o IFSULDEMINAS vai além da oferta de cursos técnicos e superiores, agora também se aproxima da sociedade e comunidade abrindo as portas da escola para não alfabetizados e iletrados. Acrescentou também, a importância da parceria com a IPI de Muzambinho e o aumento na procura pelo curso de Alfabetização e Letramento a cada ano.
“A escola tem que ser escola, enquanto escola, tem que ser inclusiva e atender a todos os cidadãos independentes de seus credos, posições políticas e condição financeira, sendo um direito constitucional. Esse montante de analfabetos e iletrados é um dos grandes problemas do nosso país desde a colonização.”
“Essa ação se torna importante, pois vem tentar minimizar um dos maiores problemas da escolarização, que é o analfabetismo e o iletramento, na nossa região devido a migração para a colheita do café desde 1980”, segundo sua pesquisa de Mestrado, declarou Ivaldir.
Essa é mais uma conquista do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho enquanto escola que proporciona a educação em diferentes níveis de escolaridade, propiciando melhorias na qualidade de vida das pessoas.
Texto: Juliana Cristina dos Santos, Angélica de Almeida Rodrigues e Ivaldir Donizetti Chagas
Fotos: Angélica de Almeida Rodrigues
Redes Sociais