Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 3ª edição do Mulheres da Nossa Terra
Início do conteúdo da página

3ª edição do Mulheres da Nossa Terra

Publicado: Terça, 18 de Março de 2025, 08h17 | Última atualização em Terça, 18 de Março de 2025, 14h44

mulheresO evento “Mulheres da Nossa Terra” foi uma oportunidade para promover o empoderamento feminino no meio rural, celebrando a força e a identidade das mulheres. Com foco na produção agrícola, no empreendedorismo e na geração de renda, o encontro proporcionou uma tarde de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das habilidades e capacidades das participantes.

Realizado nos dias 12 e 13 de março de 2025, nos bairros rurais de Macaúbas e Palméia, respectivamente, o evento teve como objetivo destacar a importância da mulher no contexto rural, alinhando-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher (08/03). A programação foi a mesma para ambos os dias e começou às 14h com uma recepção de boas-vindas com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho (STR), Cleber Marcon.

A primeira palestra, abordou o tema “Saúde Mental Feminina” e foi conduzida pelo enfermeiro Marcelo Lopes, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Na sequência, a enfermeira Claudisse Goulart, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, compartilhou informações sobre os benefícios da Clínica Médica do Sindicato. Às 15h, as representantes do Sicredi, Tayla Cristina da Silva Rocha e Gilmara Queila de Castro Eustáquio, falaram sobre os benefícios do "Seguro de Vida" e outras vantagens oferecidas pela instituição. Após, um intervalo para o café, momento que propiciou descontração e interação entre as participantes, a programação seguiu com a representante da empresa MILBR NET, Tânia Rodrigues, que informou aos participantes sobre os benefícios da empresa.

Às 16 horas, a palestrante foi Andriara Vasconcelos, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agronegócio de Muzambinho, que discutiu os benefícios da ACIM e as possibilidades de negócio, gestão e empreendedorismo na área rural. Posteriormente, Franciele de Paula Carvalho Oliveira, representante do SENAR, explicou sobre os cursos gratuitos oferecidos pela instituição, que vão desde a produção de quitandas até a manutenção de maquinários, proporcionando qualificação profissional e novas oportunidades de trabalho. Para finalizar o evento, Edna Aparecida da Costa, representante da AAFAM relatou sobre o mercado atual dos pequenos produtores rurais, e sobre oportunidades relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Estes são programas do governo federal que compram alimentos da agricultura familiar, visando alimentação saudável e de qualidade para estudantes e comunidades carentes.

No total tivemos a participação de 84 pessoas, sendo 30 mulheres e 10 crianças na Zona rural de Macaúbas e 40 mulheres e quatro crianças na zona rural de Paméia. O evento, em sua terceira edição, tem sido um marco para o fortalecimento do papel das mulheres no campo, reafirmando a importância da união e da colaboração entre diferentes entidades para a promoção da independência financeira e do bem-estar das mulheres rurais.

A ação contou com a colaboração de diversas entidades locais de Muzambinho, incluindo Sicredi das Culturas RS/MG - Agência Muzambinho (SICREDI); Associação Comercial, Industrial e Agronegócio de Muzambinho (ACIM); MILBR NET; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (SENAR); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho (STR); Associação dos Agricultores Familiares de Muzambinho (AAFAM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, que pelo terceiro ano consecutivo participa do evento, reforçando seu compromisso coletivo com a valorização das mulheres no meio rural.

Texto: Juliana Cristina dos Santos e Marceonília Cardoso
Fotos: Angélica de Almeida Rodrigues

Fotos - Palméia

Fotos - Macaúbas

registrado em:
Fim do conteúdo da página