Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFFar abre processo seletivo para bolsistas do projeto Rede APE
Início do conteúdo da página

IFFar abre processo seletivo para bolsistas do projeto Rede APE

Publicado: Segunda, 17 de Março de 2025, 15h14 | Última atualização em Segunda, 17 de Março de 2025, 15h15

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas do projeto Rede APE – Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Rede APE

O projeto busca selecionar estudantes de graduação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) de todas as regiões do Brasil. São oferecidas cinco vagas para licenciandos da RFEPCT – uma para cada região do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) – além de duas vagas específicas para estudantes do IFFar.

Essas últimas são destinadas a um bolsista de Ciência de Dados, voltado para estudantes de graduação na área de Tecnologia da Informação no IFFar, e um bolsista de Comunicação e Eventos, voltado para estudantes de graduação nas áreas de Administração ou Hospitalidade, Turismo e Lazer no IFFar.

As inscrições estarão abertas até 20 de março de 2025 e devem ser realizadas por meio do formulário eletrônico. Além de preencher o formulário, os candidatos deverão anexar dois arquivos no formato PDF, com tamanho máximo de 10 MB, que comprovem as informações exigidas no edital.

Leia o edital na íntegra por meio deste link: https://www.google.com/url?q=https://www.iffarroupilha.edu.br/editais/item/39560&source=gmail&ust=1742317248964000&usg=AOvVaw0sWfh867OlcteEOFikuqgI">https://www.iffarroupilha.edu.br/editais/item/39560

Requisitos para inscrição

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem:

  • Estar matriculados em um curso de graduação da RFEPCT, conforme a exigência da vaga;
  • Estar entre o segundo e o quarto semestre, no caso de licenciaturas, e entre o segundo e o quinto semestre, para bacharelados ou cursos superiores de tecnologia;
  • Ter aprovação em, no mínimo, 70% das disciplinas cursadas;
  • Apresentar carta de recomendação do coordenador do curso;
  • Não estar com a matrícula trancada.

Benefícios e atuação

Os bolsistas selecionados cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais e receberão uma bolsa mensal de R$ 2.500,00. As atividades serão realizadas de forma remota, com possíveis encontros presenciais. O expediente ocorrerá de segunda a sexta-feira, podendo incluir sábados eventualmente.

Processo seletivo

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira etapa consistirá na análise documental e na pontuação dos candidatos, conforme os critérios estabelecidos no edital. Já a segunda etapa será uma entrevista individual online, em que serão avaliados a trajetória acadêmica do candidato, seus conhecimentos sobre acesso, permanência e êxito na educação profissional, além de sua capacidade argumentativa.
Os interessados podem conferir outras informações e o cronograma completo no Edital nº 076/2025, disponível no site do IFFar. 
registrado em:
Fim do conteúdo da página