Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Lideranças estudantis do IFSULDEMINAS se reúnem na Reitoria
Início do conteúdo da página

Lideranças estudantis do IFSULDEMINAS se reúnem na Reitoria

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2025, 14h21 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2025, 14h22

Lideranças estudantis do IFSULDEMINAS se reúnem na Reitoria

abre movimento

Na última terça-feira (18/02), as lideranças do movimento estudantil do IFSULDEMINAS vieram à Reitoria para um encontro com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). Ao todo, 13 estudantes dos Campi Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações estiveram presentes, com exceção dos representantes do Campus Muzambinho, devido ao período de férias escolares.

machado movimentoRecepção

Os estudantes chegaram no período da manhã e foram recebidos pelo reitor Cleber Ávila Barbosa e pelos pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais do IFSULDEMINAS, reunidos para dar início à primeira reunião do Colégio de Dirigentes de 2025 que ocorria na mesma ocasião. Os alunos foram convidados a participar da abertura do evento e foram saudados pelo reitor. “Fiquei muito feliz com a coincidência de iniciarmos o ano do Colégio de Dirigentes com a presença dos estudantes, pois tudo o que discutimos aqui nesse colegiado é voltado aos nossos alunos, pensando na melhor forma de atendê-los, na qualidade do ensino e das ações, na estadia deles na instituição e no seu crescimento. Nossa gestão incentiva a organização estudantil no IFSULDEMINAS e estimula a participação dos estudantes em eventos nacionais, dentro das agendas das agremiações”, afirmou o reitor, que também compartilhou o fato de já ter participado de movimentos estudantis na época em que era aluno da antiga Escola Agrotécnica de Machado, hoje Campus Machado do IFSULDEMINAS.

dicom movimentoO pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, também deu as boas-vindas aos alunos. O pró-reitor destacou a importância de momentos como este de interlocução e diálogo entre gestão e estudantes, que, no dia a dia, são dificultados pelas atribuições referentes ao processo pedagógico. “A gestão discute políticas, propostas e ações para melhor atender o nosso corpo estudantil e poder conversar com vocês, estudantes, sobre essas demandas, sobre a percepção de como isso está chegando até vocês é fundamental. Então, que seja esse o primeiro de muitos momentos em que a gente possa realmente construir junto com vocês um IFSULDEMINAS cada vez melhor, mais acolhedor e melhor para se viver”, enfatizou.

Reunião com a DAE

Após o momento com os gestores, os estudantes fizeram um tour para conhecer todos os setores da Reitoria e terminaram a manhã em reunião com a diretora da DAE, Aloisia Rodrigues Hirata. Na oportunidade, os estudantes tiveram a chance de se conhecer e contextualizar sobre como está desenvolvido o movimento estudantil em cada campus e a formação, a manutenção e a atuação dos grêmios estudantis.

reuniao 2 movimentoDepois foi a vez da diretora da DAE explicar sobre a Política de Assistência Estudantil do IFSULDEMINAS e sobre o papel do Comitê de Assuntos Estudantis (COAE). De acordo com a DAE, a política foi instituída em 2020 e passará por revisão para adequá-la à Política Nacional de Assistência Estudantil, promulgada em julho do ano passado, e o COAE será o principal espaço para discuti-la e revisá-la. “O COAE é composto por 39 membros, entre titulares e suplentes, sendo presidido pela direção da DAE e formado por representantes dos setores de Assuntos Estudantis, por estudantes e por profissionais de diversas áreas de todos os campi. Os membros do COAE serão renovados em breve e acredito que seja interessante que os estudantes que vieram aqui hoje, que são lideranças ou pessoas que aspiram ter um papel de liderança no movimento estudantil do IFSULDEMINAS, se candidatem como futuros membros do COAE para que este espaço conte com membros ativos e que tenham um canal de comunicação efetivo com a base nos campi”, pontuou Aloisia.

reuniao movimentoDurante a tarde, os estudantes se reuniram novamente, dessa vez para apresentarem as pautas estudantis mais sensíveis em cada campus e iniciarem o planejamento do 2º Encontro de Grêmios, que será marcado ainda neste ano. Entre as pautas discutidas, destacam-se a necessidade de atenção à saúde mental estudantil e a educação inclusiva. “Nosso objetivo hoje foi debater a conjuntura de cada campus, de cada problema local para juntos encontrarmos, através dos grêmios, através da construção dos nossos grêmios, soluções para os problemas estudantis. Nossos grêmios precisam ser construídos de maneira que sejam mais combativos, mais organizados, mais políticos pra gente lutar contra os desmontes na Educação, contra os cortes orçamentários e a favor de uma permanência estudantil realmente efetiva, para que todos tenhamos direito à educação pública, gratuita, de qualidade”, descreveu Maria Luiza Garcia, aluna do Campus Inconfidentes e também coordenadora estadual da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet).

Texto: Renata Cunha B. da Silveira / Dicom
Data: 19/02/2025
registrado em:
Fim do conteúdo da página