1º Shark Tank Campus Muzambinho reúne 36 pitches de alunos do Técnico em Informática.
Alunos do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, participaram da 1ª Edição do Shark Tank do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Com base no consagrado programa televisivo Shark Tank, o evento busca realizar um simulacro em que os alunos são submetidos aos sistemas de validação de um negócio (ou ideia de negócio) buscando uma possível captação de recursos. No evento do Campus Muzambinho, coordenado pelo professor Rodrigo César Paes Fumes, o recurso foi intelectual, uma vez que, ao invés de investirem dinheiro nos negócios que foram apresentados, os Sharks contribuiram com dicas, Know-how, contatos, encaminhamentos institucionais e informações essenciais para o devido andamento e regularização dos Pitchs.
Com esse objetivo, os Sharks foram escolhidos com base em suas experiências e diversidade de atuação. Para que conseguissem aconselhar os estudantes em diversas frentes de atuação empresarial. Os Sharks dessa edição foram os professores Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Tatiana de Carvalho Duarte, Inaian Pignatti Teixeira, Rafael Cedric Möller Meneghini, Evane da Silva, Gustavo Rabelo Botrel Miranda, Priscila Pereira Botrel e Gustavo José da Silva.
Foram 36 pitches no total, sendo 22 sobre propostas desenvolvidas ao longo da disciplina de empreendedorismo, 10 sobre negócios familiares e 4 ações empreendedoras que os alunos já se dedicavam paralelamente aos estudos.
Além dos conselhos e orientações aos estudantes, os Sharks escolheram quais foram as iniciativa de destaque, segundo a seguinte classificação:
Resultado manhã:
- 1° Pet shop Estrela Animal - Isabela de Melo Silva
- 2° SEMAQ - Leonardo de Oliveira Silva
- 3° VHD - Vinícius Silva Dozza e Fogão da Floresta - Pedro Lúcio
Resultado tarde:
- 1° IP10 - Igor Prado
- 2° Garota Glamour - Andressa Silva Correia
- 3° Pixel Persona - Elisa Silva Carvalho
De acordo com Rodrigo, "o evento foi o fechamento de um trabalho desenvolvido junto aos estudantes ao longo dos últimos seis meses, onde pouco a pouco foi se materializando o plano de negócios de uma empresa, sendo estes estimulados principalmente a visualizar as oportunidades do seu entorno, a valorizar os negócios familiares e também, a profissionalizar as pequenas ações empreendedoras já existentes como venda de serviços digitais, roupas, cosméticos e jóias".
O organizador do evento ainda destacou que "além de desenvolver habilidades de apresentação e defesa de ideias tão necessárias à vida profissional, os alunos perceberam o sentido da aprendizagem. Talvez toda pessoa, enquanto aluno, já tenha se perguntado sobre a aplicabilidade daquilo que está aprendendo. Creio que a experiência possibilitou que eles não só visualizassem isso, mas também percebessem sua necessidade cotidiana e como o conhecimento aplicado pode melhorar o negócio familiar e até mesmo amadurecer alguma ideia empreendedora".
Questionado sobre a possibilidade de uma segunda edição do evento, Rodrigo disse que isso ainda está em aberto. "Essa primeira versão foi com viés unicamente didático. Como esperamos que o evento cresça e atinja a sociedade com pitchs reais, apoio à incubação e aceleração de empresas, talvez tenhamos que pensar em outro nome nas outras edições, alguma sugestão?"
TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte
IMAGENS: ASCOM
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