Recepção do docente efetivo Matheus Bornelli de Castro
 Olá, comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho.
Olá, comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho.
Me chamo Matheus Bornelli de Castro, sou casado com a Maraisa e tenho 3 filhos: Heitor (10), Helena (8) e Ester (5). 
Sou cristão e já agradeci muito a Deus pela oportunidade de vir trabalhar aqui.
Nasci em Marialva-PR em 24 de fevereiro de 1987. Estudei o ensino fundamental em escola pública municipal. Quando eu tinha 13 anos, mudamos para Machado-MG.
Estudei o ensino médio em Machado, tendo aula com excelentes professores, não é Hugo e José Sérgio? (tive a grata satisfação de ser aluno deles lá).
Após isso, prestei o vestibular e fui aprovado na Universidade Federal de Lavras. Fiquei em dúvida entre Engenharia Agrícola (por gostar de exatas) e Agronomia. No fim, resolvi fazer Agronomia e me encontrei no curso. Um curso eclético e completo. Entrei em 2004 e formei no final de 2008.
Durante a graduação, fui bolsista do PIBIC na área de Física do Solo, onde auxiliava dois doutorandos em suas pesquisas. Fui iniciado na metodologia científica e aprendi bastante. Mas, no final da graduação, fui selecionado para um estágio na Monsanto, na parte de produção de sementes de milho híbrido na região de Paracatu, Unaí e Cristalina. A experiência foi tão gratificante que decidi seguir nessa área durante meu mestrado e doutorado. Retornei para a UFLA no ano seguinte (2009) para fazer mestrado (finalizei em 2011) e doutorado (finalizei em 2013) em Fitotecnia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes. Quase terminando o doutorado, fiz o concurso do IFMS - Mato Grosso DO SUL (não confundam com Mato Grosso - o povo lá morre de raiva disso...rs).
Assumi o concurso em fevereiro de 2013 no Campus Ponta Porã, cidade que faz fronteira seca com o Paraguai. Cheguei com o campus ainda em seu início. Coordenei o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, que inclusive foi a primeira graduação do IFMS a passar por avaliação de reconhecimento pelo MEC.
Aqui um breve parêntese: em Mato Grosso do Sul não havia a presença da Rede Federal de Educação Profissional até a criação dos IFs. Então, o primeiro campus iniciou em 2010, outros seis campi em 2011 e os três últimos em 2014. Tudo é novo e recente por lá.
Em 2014 recebi o convite para ser diretor-geral pro tempore e implantar o IFMS Campus Naviraí. Portanto, fui o primeiro servidor do campus e consegui ver todo o processo de implantação e crescimento. Todo início traz grandes desafios nas áreas de infraestrutura, quadro de pessoal e orçamento. Mas também traz benefícios de noção de pertencimento, união dos servidores e estudantes. Foram 9 anos e 4 meses na direção-geral (pro tempore e eleito). A partir de 2017, fui o representante do IFMS no Fórum de Educação do Campo - CONIF, onde tive a satisfação de trabalhar com o Renato (diretor-geral daqui). Fizemos propostas, articulações em nível nacional, idealizamos e executamos o Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal que contou com a presença das maiores autoridades da área e servidores de todo o país.
Foram anos de muito aprendizado e crescimento no conhecimento da Rede Federal. Quanta coisa boa os IFs fazem!
Por fim, ao sair da direção em dezembro de 2023, ministrei as disciplinas de Sementes; Melhoramento Vegetal; Tecnologias Aplicadas à Agricultura; e Política, Gestão e Legislação da EPT e estava coordenando o curso de pós-graduação em Docência para EPT.
E agora chego ao IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, por redistribuição, com muita gratidão pela oportunidade de trabalhar em uma instituição consolidada, com uma infraestrutura fantástica e com servidores acolhedores e dedicados. O IFSULDEMINAS é referência nacional no ensino agrícola e em questões relacionadas aos campi agrícolas, como moradia estudantil, alimentação escolar, fazenda-escola, cooperativa-escola etc. Por isso, estou bem animado em trabalhar aqui. Vou trabalhar na parte de Olericultura e desde já conto com a colaboração de vocês e me coloco à disposição para ajudar no que for possível.
Que Deus nos abençoe!
Muito obrigado!
Abraços,

 
						
Redes Sociais