Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Recepção do docente efetivo Matheus Bornelli de Castro
Início do conteúdo da página

Recepção do docente efetivo Matheus Bornelli de Castro

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2025, 08h44 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2025, 08h44

Foto MatheusOlá, comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho.

Me chamo Matheus Bornelli de Castro, sou casado com a Maraisa e tenho 3 filhos: Heitor (10), Helena (8) e Ester (5).
Sou cristão e já agradeci muito a Deus pela oportunidade de vir trabalhar aqui.

Nasci em Marialva-PR em 24 de fevereiro de 1987. Estudei o ensino fundamental em escola pública municipal. Quando eu tinha 13 anos, mudamos para Machado-MG.
Estudei o ensino médio em Machado, tendo aula com excelentes professores, não é Hugo e José Sérgio? (tive a grata satisfação de ser aluno deles lá).

Após isso, prestei o vestibular e fui aprovado na Universidade Federal de Lavras. Fiquei em dúvida entre Engenharia Agrícola (por gostar de exatas) e Agronomia. No fim, resolvi fazer Agronomia e me encontrei no curso. Um curso eclético e completo. Entrei em 2004 e formei no final de 2008.

Durante a graduação, fui bolsista do PIBIC na área de Física do Solo, onde auxiliava dois doutorandos em suas pesquisas. Fui iniciado na metodologia científica e aprendi bastante. Mas, no final da graduação, fui selecionado para um estágio na Monsanto, na parte de produção de sementes de milho híbrido na região de Paracatu, Unaí e Cristalina. A experiência foi tão gratificante que decidi seguir nessa área durante meu mestrado e doutorado. Retornei para a UFLA no ano seguinte (2009) para fazer mestrado (finalizei em 2011) e doutorado (finalizei em 2013) em Fitotecnia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes. Quase terminando o doutorado, fiz o concurso do IFMS - Mato Grosso DO SUL (não confundam com Mato Grosso - o povo lá morre de raiva disso...rs).

Assumi o concurso em fevereiro de 2013 no Campus Ponta Porã, cidade que faz fronteira seca com o Paraguai. Cheguei com o campus ainda em seu início. Coordenei o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, que inclusive foi a primeira graduação do IFMS a passar por avaliação de reconhecimento pelo MEC.
Aqui um breve parêntese: em Mato Grosso do Sul não havia a presença da Rede Federal de Educação Profissional até a criação dos IFs. Então, o primeiro campus iniciou em 2010, outros seis campi em 2011 e os três últimos em 2014. Tudo é novo e recente por lá.

Em 2014 recebi o convite para ser diretor-geral pro tempore e implantar o IFMS Campus Naviraí. Portanto, fui o primeiro servidor do campus e consegui ver todo o processo de implantação e crescimento. Todo início traz grandes desafios nas áreas de infraestrutura, quadro de pessoal e orçamento. Mas também traz benefícios de noção de pertencimento, união dos servidores e estudantes. Foram 9 anos e 4 meses na direção-geral (pro tempore e eleito). A partir de 2017, fui o representante do IFMS no Fórum de Educação do Campo - CONIF, onde tive a satisfação de trabalhar com o Renato (diretor-geral daqui). Fizemos propostas, articulações em nível nacional, idealizamos e executamos o Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal que contou com a presença das maiores autoridades da área e servidores de todo o país.

Foram anos de muito aprendizado e crescimento no conhecimento da Rede Federal. Quanta coisa boa os IFs fazem!
Por fim, ao sair da direção em dezembro de 2023, ministrei as disciplinas de Sementes; Melhoramento Vegetal; Tecnologias Aplicadas à Agricultura; e Política, Gestão e Legislação da EPT e estava coordenando o curso de pós-graduação em Docência para EPT.

E agora chego ao IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, por redistribuição, com muita gratidão pela oportunidade de trabalhar em uma instituição consolidada, com uma infraestrutura fantástica e com servidores acolhedores e dedicados. O IFSULDEMINAS é referência nacional no ensino agrícola e em questões relacionadas aos campi agrícolas, como moradia estudantil, alimentação escolar, fazenda-escola, cooperativa-escola etc. Por isso, estou bem animado em trabalhar aqui. Vou trabalhar na parte de Olericultura e desde já conto com a colaboração de vocês e me coloco à disposição para ajudar no que for possível.
Que Deus nos abençoe!

Muito obrigado!
Abraços,

registrado em:
Fim do conteúdo da página