Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS realiza a 16ª JOSIF com recorde de trabalhos apresentados e destaque para temática antirracista
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS realiza a 16ª JOSIF com recorde de trabalhos apresentados e destaque para temática antirracista

Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2024, 13h53 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2024, 13h55

Estudantes de nível técnico e superior e pesquisadores do Sul de Minas estiveram no Campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) para a 16ª Jornada Científica e Tecnológica e o 13° Simpósio de Pós-Graduação realizados pela instituição. O evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de dezembro, reuniu 900 participantes e exibiu 620 trabalhos científicos e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, número recorde de trabalhos já apresentados em uma edição da JOSIF. Acesse aqui a cobertura fotográfica do evento.

Durante o evento, a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS e de outras instituições de ensino tiveram a oportunidade de exibir à sociedade os resultados de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, por meio de apresentações orais e pôsteres. Os estudos apresentados envolveram todas as áreas do conhecimento atendidas pelo IFSULDEMINAS, nos eixos da Pesquisa, da Extensão e do Ensino. De acordo com o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, pelo volume e qualidade das publicações que se superam a cada edição, a JOSIF se consolidou como o principal evento científico do IFSULDEMINAS.JOSIF ABERTURA “Além de valorizar a produção científica, o evento fortalece o papel do IFSULDEMINAS como um ambiente de inovação e fomento à pesquisa aplicada, preparando cidadãos críticos, inovadores e comprometidos com os desafios da atualidade e o desenvolvimento sustentável. É um espaço que promove a integração de estudantes e servidores de nossa comunidade, dos diferentes campi e áreas, gerando novas parcerias e articulações em prol da ciência, algo extraordinário!”, ressaltou o dirigente.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, a JOSIF se configura não apenas como um espaço no qual a produção acadêmica é demonstrada para toda a comunidade, “ela também vem se consolidando como importante instrumento para troca de experiências e propostas para novos projetos”, pontuou Carlos Henrique Rodrigues Reinato. Na edição deste ano, esta dinâmica envolveu uma programação diversificada, com palestras, mesas redondas, apresentações culturais, painéis e encontros dos atores dos ambientes de Inovação e da pós-graduação do IFSULDEMINAS.

Destaques

JOSIF DandaraA JOSIF 2024 trouxe como tema central o "Antirracismo", promovendo reflexões profundas e debates sobre questões sociais e culturais. A programação contou com a presença de figuras renomadas no cenário nacional, regional e institucional, entre elas a deputada federal Dandara Tonantzin (PT), que proferiu a palestra de abertura do evento denominada “Educação e cultura afro-brasileira no ensino básico e superior”. De acordo com a parlamentar, o debate sobre as questões de raça contribui para a consciência da sociedade. “A escola não é uma bolha fora da sociedade. Ela está imersa nas relações sociais, políticas e econômicas e nas desigualdades. Mas a escola pode fazer diferente e pode despertar aquilo que se chama do verdadeiro empoderamento que é a tomada de consciência”, destacou Dandara, que é a nova relatora do projeto que torna permanente a reserva de vagas nas Universidades Federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

Estiveram em pauta outras abordagens antirracistas, como o cultivo da fé e manifestações afro-brasileiras, assunto abordado pela Mãe Ana de Iansã Umbanda Caboclo Pedra Branca, representante da Câmara Setorial de Culturas Tradicionais de Poços de Caldas, e pelo pesquisador de cultura africana, Maicon Vinícius Leal Silva. Discussões e reflexões sobre Cultura e Letramento Racial também foram abordadas pelas professoras do IFSULDEMINAS, Lúcia Helena da Silva e Alessandra Bernardo. “Foi muito relevante e assertivo a escolha da pauta antirracista e tudo transcorreu muito bem. JOSIF AntirracistaO campus abraçou a organização do maior evento institucional, o que mostra Inconfidentes como uma comunidade disposta a trabalhar pelo desenvolvimento da sociedade”, avaliou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes.

Outro ponto alto desta edição foi o momento dedicado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos no IFSULDEMINAS pelos professores visitantes. “O painel reuniu os nove professores visitantes do IFSULDEMINAS. Na oportunidade, eles apresentaram seus projetos de pesquisa inovadores nas áreas de cafeicultura, ensino de educação física, apicultura, empreendedorismo local, zoologia de libélulas, biodiversidade e radiação, descontaminação de alimentos, empregabilidade regional e ensino de música. As apresentações reforçaram a excelência da produção científica da instituição e sua relevância para o desenvolvimento local e regional”, destacou Humberto Vargas Duque, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.

Histórico

JOSIF fanfarraA Jornada Científica e Tecnológica foi criada a partir da iniciativa de professores do IFSULDEMINAS – Campus Machado com o objetivo de divulgar a produção científica das instituições de ensino, pesquisa e extensão do sul de Minas e também ser um espaço de troca de experiências, incentivo à pesquisa, formação de estudantes e da socialização dos conhecimentos construídos nessas instituições.

O evento foi institucionalizado em 2011, quando passou a ser gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e realizado a cada ano em um dos campi do IFSULDEMINAS, ficando sob a responsabilidade do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do campus que sedia o evento.

Texto: Dicom e Ascom Campus Inconfidentes
Fotos: Ascom Campus Inconfidentes
Data: 18/12/2024
registrado em:
Fim do conteúdo da página