Iniciativa "Cultivando a Ciência" promove Ensino Dinâmico de Biologia em escolas públicas de educação básica de Muzambinho
No dia 14 de julho de 2024, teve início o projeto de extensão “Cultivando a Ciência: Aulas Práticas de Biologia e Alfabetização Científica”, uma iniciativa idealizada pela professora Juliana Cristina dos Santos, em parceria com as alunas Camily Paulino, Maura Amâncio e Vitória Baldo, do 6° período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho. O projeto teve como objetivo promover o aprendizado de biologia de forma dinâmica e interativa, por meio de aulas práticas realizadas no Laboratório de Zoologia do IFSULDEMINAS. A ação envolveu alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Cesário Coimbra, além de levar materiais do laboratório para atividades práticas com estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.
O projeto de extensão buscou tornar o ensino de biologia mais participativo, promovendo o interesse pela ciência em jovens da região por meio da integração entre teoria e prática de ensino. Segundo a professora Juliana Cristina dos Santos, do curso de Ciências Biológicas, “o projeto visa proporcionar aos alunos experiências que vão além da sala de aula, estimular o aprendizado científico e a curiosidade pela pesquisa”. Além de complementar a formação escolar, as atividades práticas desenvolvidas permitem que os estudantes apliquem seus conhecimentos teóricos na resolução de problemas reais, cultivando habilidades interpessoais, responsabilidade social e uma consciência cidadã. Dessa forma, a extensão contribui para a melhoria da sociedade ao trazer aulas teóricas e práticas para o cotidiano das escolas, fortalecendo a conexão entre o conhecimento científico e a realidade ao seu entorno.
Foram ministradas sete aulas no total, nas quais obtiveram a participação de aproximadamente 300 alunos de escolas públicas do município de Muzambinho. As intervenções abordaram uma ampla variedade de conteúdos da área da Biologia. Foram aplicados conteúdos tais como: Introdução à microscopia, apresentando conhecimentos básicos de uso de microscópio óptico e visualização de lâminas. Zoologia de Invertebrados, com uma aula sobre aracnídeos e zoologia de vertebrados, com uma aulas sobre peixes, por meio de uma experiência prática de visualização de exemplares da coleção biológica do Laboratório de Zoologia do campus Muzambinho. Além, disso, aula de Botânica, sobre morfologia vegetal, com detalhamento das características das gimnospermas e angiospermas, seguida por uma visita guiada pelo setor de jardinagem e paisagismo, e Genética, caracterização de DNA, estrutura e função, acompanhada de prática de extração de material genético do morango.
Em suma, o projeto de extensão proporcionou aos alunos um aprendizado científico mais interessante e prazeroso. Segundo relatos e feedbacks de alguns alunos que participaram das aulas, eles disseram que gostaram muito, sentiram-se motivados e compreenderam bem assuntos que antes tinham dificuldades em entender, além disso mencionaram que gostariam de participar novamente das aulas. Estas despertaram a criatividade e interesse dos alunos pelo meio científico, especialmente na área de biologia. Além disso, contribuíram para aguçar o pensamento crítico dos alunos, estimulando eles a refletir e a questionar os temas abordados. Essa iniciativa não só enriqueceu a formação dos discentes, mas também teve um impacto positivo nas escolas, promovendo um ambiente mais dinâmico, e aproximando a instituição IFSULDEMINAS, campus Muzambinho da comunidade local.
TEXTO E IMAGENS: Juliana Cristina dos Santos
Redes Sociais