Bancas de estágio do curso Técnico em Alimentos Integrado.
Nos dias 22 e 23 de novembro, alunos do 3º ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio participaram das apresentações das bancas de estágio de conclusão de curso. As bancas são compostas pelo orientador e um professor, ambos da área técnica. O estágio é uma etapa fundamental para a consolidação do aprendizado, pois permite ao aluno vivenciar as dinâmicas do mercado de trabalho, integrando-se ao ambiente profissional. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento de habilidades interpessoais e profissionais. O aluno tem a oportunidade de aprender a trabalhar em equipe, lidar com a pressão do tempo, respeitar prazos, e se comunicar de forma eficiente com diferentes departamentos e profissionais da área. Essas competências são essenciais para o bom desempenho no mercado de trabalho, onde a colaboração e a capacidade de adaptação são valorizadas. A realização do estágio curricular também representa uma excelente oportunidade para o aluno se inserir no mercado de trabalho. A experiência adquirida no estágio é um diferencial no currículo e abre portas para futuras oportunidades.
Também no dia 14 de dezembro, os mesmo alunos também concluíram mais um etapa das exigências do curso, que foi a apresentação dos resultados dos Projetos Integradores (PI). Estes projetos são uma oportunidade para que os estudantes se envolvam de maneira mais profunda com temas relacionados à área de alimentos, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise crítica e resolução de problemas. A iniciação científica no ensino médio oferece uma experiência rica e transformadora, pois permite ao aluno atuar como pesquisador para resolver questões práticas. A disciplina de PI é ministrada nos 3 anos do curso, onde aos poucos, o aluno vai sendo colocado em contato com a pesquisa científica até chegar ao final do curso com dados levantados pelos projetos desenvolvidos por eles mesmos. Os orientadores podem ser tanto da área técnica quanto da área básica, pois visa a integração destas áreas no contexto da profissão do Técnico em Alimentos. A experiência adquirida na elaboração e apresentação de projetos também permite ao aluno aprimorar suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Durante a execução do projeto, o estudante aprende a dividir tarefas, organizar prazos e apresentar resultados de forma clara e objetiva, habilidades essenciais em qualquer ambiente profissional.
Os temas dos projetos foram:
1. Análise bromatológica em alimentos lácteos produzidos no complexo agroindustrial do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.
Grupo: Ana Flávia, Andhrew, Cecilia, Eduardo e Maria Júlia
Orientadora: Profª Taís Carolina Franqueira de Toledo Sartori
2. Geleia de Morango com baixo índice glicêmico
Grupo: Inaê Gôngora, Letícia Campos, Milaine Cristina e Stella Huppert.
Orientadora: Profª Bianca Sarzi de Souza
3. Hambúrguer de casca de banana.
Grupo: Alice Martins, Carla Cristina, Julia Giunti, Priscila Lourenço e Tainá Santos.
Orientadora: Profª Bianca Sarzi de Souza
4. Contaminação Alimentar no Ambiente Escolar.
Grupo: Anna Carolina, Guilherme, Letícia Paiva e Vitória
Orientadora: Profª Alessandra Lima Santos Sandi
5. Análise Nutricional da Produção de Pães Proveniente do Soro de Leite.
Grupo: Beatriz, Karen P., Maria Vitória e Marjorie
Orientadora: Profª Alessandra Lima Santos Sandi
6. Insegurança alimentar infantil.
Grupo: Alícia Souza, Isabella Oliveira, Caíque Silva, Karen
Orientadora: Profª Taís Carolina Franqueira de Toledo Sartori
TEXTO E IMAGENS: Bianca Sarzi De Souza
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