Coordenador do NAPNE representa o Campus no Congresso de Educação de Surdos e Direitos Humanos
Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2024, aconteceu o Congresso de Educação de Surdos e Direitos Humanos (COINES), no Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES no Rio de Janeiro.
O Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Juliano Strabeli, representou o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Sua participação reforçou a relevância do envolvimento de instituições federais de ensino técnico na promoção de práticas inclusivas e bilíngues.
De acordo com Juliano, vale destacar a "importância de integrar a comunidade surda às iniciativas educacionais no contexto regional, trazendo uma perspectiva rica sobre os desafios observados no interior de Minas Gerais".
Ele ainda citou que "esta experiência no COINES representou uma oportunidade valiosa para o fortalecimento das redes de apoio, troca de conhecimentos e aprofundamento da divulgação sobre os desafios e avanços na educação de surdos, trouxe contribuições importantes para o aprimoramento das práticas inclusivas no ambiente acadêmico, além de fortalecer o compromisso institucional com os direitos dessa comunidade. Minha experiência e formação acadêmica são pautadas pelo desejo de contribuição ativa para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e para a defesa dos direitos linguísticos".
O coordenador do NAPNE ainda agradeceu ao IFSULDEMINAS já que, em sua opinião "a participação do servidor também serve como exemplo de como os Institutos Federais podem se envolver em eventos de grande porte, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças linguísticas e culturais. Essa iniciativa coloca em evidência a importância de fomentar parcerias e redes de apoio que envolvam comunidades acadêmicas e profissionais de diversas regiões do Brasil".
O EVENTO
Confira abaixo um breve resumo feito por Juliano com os tópicos discutidos no evento:
- Mesa de Abertura: Esta seção abordou a relevância dos direitos humanos no contexto educacional, com a presença de representantes do INES, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de organizações da sociedade civil. O debate enfatizou a urgência de políticas públicas que promovam uma educação bilíngue de qualidade para a comunidade surda.
- Mesa sobre Políticas Públicas e Educação Bilíngue : Essa mesa discutiu as estratégias e desafios para implementar e consolidar a educação bilíngue em Libras e Português, destacando a Lei Brasileira de Inclusão e as lacunas existentes na formação de professores especializados.
- Diversidade Cultural e Direitos Linguísticos : Outra mesa abordou a diversidade dentro da comunidade surda, explorando como questões como gênero, etnia e regionalismo impactam o acesso à educação e aos direitos linguísticos. Os participantes destacaram exemplos de boas práticas em outras regiões do Brasil e no exterior (África - Guiné Bissau, Angola...)
- Conferência sobre Acessibilidade Digital : Esse painel focou no uso da tecnologia para promover acessibilidade. Especialistas discutiram a importância de ferramentas digitais bilíngues e materiais adaptados para garantir o acesso ao conhecimento por pessoas surdas em diferentes níveis educacionais.
TEXTO: ASCOM
IMAGENS: Juliano Strabeli
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