Conexão Cultural - Campus Muzambinho recebe intercabista Argentino.
No dia 04 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu o intercambista Yosue Hatim.
A recepção do estudante contou com a participação do Diretor-Geral, Renato Aparecido de Souza, da Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, do Assistente de Aluno, Carlos Gilberto Bezerra Lima e da representante da coordenação do Centro de Ensino de Línguas do Campus Muzambinho, professora de Lìngua Espanhola, Josiane Chináglia.
De acordo com Yosue, o intercambista deve ter "interesse pessoal em aprender algo específico. Isso é essencial para quem realiza um intercâmbio, pois isso o ajudará a ter a maior iniciativa para realizar o máximo de atividades possíveis". Ele destacou que o que o trouxe até o Campus Muzambinho, foi seu interesse pelo cultivo do café. "Conheci o IFSULDEMINAS em 2022 durante um intercâmbio que minha instituição realizou com a França. Lá fiz amizade com um aluno do campus Machado e ele me disse que se eu tivesse interesse em fazer um intercâmbio ele me ajudaria. Quando chegou a hora de fazer meu estágio, entrei em contato com ele e fizemos a conexão".
O estudante, que vive em San Miguel de Tucumá, Tucuman - Argentina, estagiou no curso de agronomia, sob a supervisão do professor José Marcos, e realizou, no dia 11 de novembro, uma palestra aos estudantes que estudam a Língua Espanhola nos 3ºs anos dos cursos integrados.
A palestra, denominada "Acércate de Argentina", foi organizada e coordenada pela professora Josiane Chináglia, tendo como objetivo a apresentação da cultura e curiosidades sobre a Argentina, bem como as particularidades do idioma no referido país.
Questionado sobre as vantagens e as desvantagens de se fazer um intercâmbio, Yosue destacou as trocas culturais já que, em sua opinião, a melhor parte "foi conhecer todas as pessoas do campus e aprender sobre seus costumes". Sobre as dificuldades ele citou: "Não recebi apoio financeiro, mas minha instituição me ajudou a fazer todos os acordos necessários para o intercâmbio. A instituição é a Escola Superior de Agricultura e Sacarotecnia, dependente da Universidade Nacional de Tucuman. A falta de apoio financeiro é sem dúvida o fator mais limitante para a realização deste tipo de intercâmbio. No meu caso particular, se não fosse o apoio do IFSULDEMINAS em hospedagem e alimentação, eu não teria conseguido fazer esse intercâmbio. Quero agradecer a todas as pessoas pertencentes ao campus Muzambinho e ao campus Inconfidentes pelo seu compromisso e apoio no meu estudo sobre o café".
TEXTO: ASCOM
IMAGENS: ASCOM e Josiane Chináglia.
Redes Sociais