Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Confira as imagens do nosso 1º Festival Afro-brasileiro e do 1º Festival Afro-Muzambinhense.
Início do conteúdo da página

Confira as imagens do nosso 1º Festival Afro-brasileiro e do 1º Festival Afro-Muzambinhense.

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2024, 15h42 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2024, 15h49

WhatsApp Image 2024 12 05 at 15.16.01 1

Nos dias 14 e 30 de novembro, ocorreram, respectivamente, o 1º Festival Afro-brasileiro do Campus Muzambinho e o 1º Festival Afro-Muzambinhense.

O Mês da Consciência Negra é um período de celebração da cultura e da existência das pessoas negras para a história da sociedade e, principalmente, um momento para relembrar a luta diária contra o racismo e discutir sobre a necessidade de medidas para combater a desigualdade racial.

Assim, além de ações de conscientização realizadas durante todo o ano, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho reafirma nesse mês, o compromisso com a promoção da igualdade e inclusão na educação, ciência e na Tecnologia, assim como em todos outros aspectos da sociedade.

1º Festival Afro-brasileiro do Campus Muzambinho

Aconteceu no dia 14 de Novembro, o 1º Festival Afro-brasileiro do Campus Muzambinho, iniciativa da nossa tradicional Quinta Cultural.

De acordo com a Assistente de Alunos, Lilian Fernandes, o evento, realizado no Poliesportivo do Campus, "foi pensado para unir a ancestralidade e contemporaneidade afro-brasileiras. Com a presença marcante da Congada Jovem Nossa Senhora do Rosário de Machado -MG e com o coletivo de educação antirracista Revolução em Cores (Guaxupé-MG)".

Lilian explicou que, no último edital de eventos de extensão, a CGAE /SELCA em parceria com o NEABI, aprovaram o projeto da construção de um Festival de Cultura Afro-brasileira no Campus Muzambinho. "A ideia é que seja uma ação contínua e multi - setorial como parte de uma proposta de combate ao racismo e de valorização da cultura africana no campus e na comunidade do entorno. Essa ação se comunica com o projeto de Ensino – Clube do Livro em Ação - NEABI , incorporando algumas das ações bimestrais previstas nesse projeto. Pretende-se com as ações criar uma cultura institucional fortalecendo a história e proatividade afro-brasileira, com ações durante todo o ano (vinda de projetos e iniciativas diversas) que culminem nessa celebração anual".

A Assistente de alunos ainda destacou que "Tambores, história, hip hop (break, poesia, rima) permeados por palestra sobre o racismo estrutural e desafios da luta antirracista, encantaram o público composto por estudantes do ensino médio do campus. Temas complexos foram brilhantemente abordados por Sara Zuri, ativista do coletivo, com linguagem jovem e acertiva, ela aponta conflitos sociais, como por exemplo – Qual o papel do branco nessa luta? Umas das frases mais impactantes foi sobre racismo recreativo onde ela disse: "Só é piada se está todo mundo rindo"."

1º Festival Afro-Muzambinhense

Já em 30 de novembro, das 15h às 21h, ocorreu no centro comunitário do bairro Barra Funda de Muzambinho o 1º Festival Afro-Muzambinhense.

Os organizadores do evento explicaram que ele se tratou de parte extensiva da proposta aprovada no edital de eventos. "Somamos força com a Prefeitura Municipal de Muzambinho, representada, nessa ação, pela agente cultural Camila Fernandes. A ideia do festival surgiu da parceria entre DDE, NEABI, Prefeitura de Muzambinho. Encabeçada por Camila Fernandes, agente cultural da prefeitura, a ação contou com o apoio do Campus Muzambinho, através de recursos do edital de eventos de extensão, levando o coletivo Revolução em Cores e o Grupo de Samba, além de contribuir com questões logísticas para o evento".

O Festival Afro-Muzambinhense contou com diversas apresentações Culturais, dentre elas os Caiapós de Machado, Capoeira, Teatro, Contação de Histórias Africanas, Poesia Marginal e Roda de samba. De acordo com a servidora Lilian, "o ponto alto do evento foi a homenagem ao carnavalesco local Ditão, figura tradicional da cultura da cidade de Muzambinho. A ideia desse Festival é promover e honrar a história afro-brasileira na cidade de Muzambinho, cidade esta cujo nome é de origem africana e que já foi parte de um grande Quilombo que abrangia a região. Pretendemos estreitar os laços com a Prefeitura para alcançar a população afro- Muzambinhense através da CGEX e da parceria com o NEABI".

registrado em:
Fim do conteúdo da página