Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CAMPO LIMPO: nova edição da ação coleta mais de 1500 vasilhames de agrotóxicos no Campus Muzambinho.
Início do conteúdo da página

CAMPO LIMPO: nova edição da ação coleta mais de 1500 vasilhames de agrotóxicos no Campus Muzambinho.

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 14h57 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 15h53

20241128 095206Nova edição da Iniciativa Campo Limpo, arrecada mais de 1500 vasilhames de agrotóxicos e cerca de 200 Kg de outros ítens, a fim de evitar descartes inadequados.

O descarte de vasilhames de agrotóxicos é uma questão ambiental muito séria e ações para coleta desse ítens, para que não acabem jogados na natureza ou descartados indevidamente, são essenciais.

A ação visa captar vasilhames de agrotóxicos que, eventualmente, poderiam ter sido descartados ou abandonados nas propriedades rurais.

A última edição da iniciativa ocorreu na quinta-feira, 28/11, contou com 54 produtores(as) e garantiu a coleta de:

  • 1.621 embalagens rígidas
  • 136 kg de papelão
  • 63,6 kg embalagens flexíveis
  • 20 kg/litros de produtos vencidos, muitos sem condições de identificação devido ao tempo de armazenamento nas propriedades.

Após sete edições a comissão organizadora contabilizou que o projeto já destinou 25.741 embalagens rígidas, 1.765,9 kg de embalagens flexíveis não laváveis e papelão considerado contaminado.

Após classificação e contabilização, esse material é encaminhado para o correto descarte, contribuindo assim para a manutenção e preservação do meio ambiente. O evento contou com a participação de diversos produtores rurais, representantes dos cursos do Campus, profissionais e empresários do ramo agropecuário, além de representantes das instituições envolvidas.

Representando a EMATER-MG, o extensionista agropecuário Clóvis de Piza comentou que durante o evento "contamos com visitas de mestrandos da Unifenas, professores moçambicanos que estavam em visita no Instituto Federal Muzambinho e alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra, participantes do Programa Sanitaristas Mirins realizado em parceria com IMA, interessados em conhecer o projeto, desde a mobilização e organização, até o destino final das embalagens recolhidas. A comissão organizadora agradece cada parceiro, produtor(a) e visitante que acreditou, e acredita, nessa ação cada dia mais exitosa".

Ainda de acordo com Clóvis, "o objetivo é ampliar ainda mais participação nessa ação que visa diminuir a contaminação do ambiente e pessoas, bem como oportunizar aos agricultores aumentar a segurança no uso dos agrotóxicos, em todos os seus aspectos, além de ficarem adequados à legislação".

Realização:

O projeto Campo Limpo conta com a realização da Prefeitura Municipal de Muzambinho; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER; Apamig - Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais; inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página