Campus Muzambinho ofertará 3ª Edição da Formação de Formadores Moçambicanos no eixo agrícola.
Nesta semana o IFSULDEMINAS recebeu 18 formadores de instituições de Ensino Técnico Profissional de Moçambique para 3ª Edição da Formação de Formadores Moçambicanos no eixo agrícola.
De acordo com o site do CONIF, "o curso faz parte da Ação Simplificada para o Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (BRAMOTEC). A iniciativa é implementada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Ensino Técnico-Profissional de Moçambique (SEETP), e visa a formação de formadores do país africano".
O IFSULDEMINAS recebeu 18 formadores nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho. No período de 23/11/2024 a 07/12/2024, quatro formadores ofertarão, no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, atividades práticas e teóricas sobre Mecanização Agrária, Análise de Solos, Processamento Alimentar, Fertilização de Sementes, Sistemas de Irrigação e Metodologia de Ensino.
Mr. Abilio Remigio E. Germano, Mrs.Ercília Agira de Paiva Massaua, Mrs Julia Afonso Chau Mahanjane e Mr. Leocaldeo Julio Machombe foram recebidos em nossa instituição nesta segunda-feira. De acordo com o Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, "Receber uma nova equipe é sinal de fortalecimento da parceria, é sinal que estamos no rumo certo e que, efetivamente, neste convênio, estes laços estão ficando cada vez mais fortes. O Campos Muzambinho fez, na sexta-feira, 71 anos de existência. E, nesses 71 anos de existência, muitas histórias, como essa de hoje, de intercâmbio, de internacionalização, já ocorreram. Mas, para o Campus Muzambinho, receber moçambicanos é algo ainda mais especial. Porque o nome da nossa cidade tem origem, justamente, em função do papel dos moçambicanos aqui nesta terra".
A Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, ainda destacou que "para nós do Campus Muzambinho, fazer parte de mais uma etapa do programa da magnitude do BraMotec é de suma importância e sinônimo de orgulho. Evidencia que as autoridades ligadas ao programa, seja por parte do Conif ou pelo órgão educacional de Moçambique, acreditam que a estrutura física e humana do campus podem sim contribuir com a formação e o aprimoramento do conhecimento técnico dos docentes moçambicanos, capacitando-os para que se tornem multiplicadores das práticas agrícolas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Moçambique e para a promoção de uma agricultura sustentável e adaptada ao contexto daquele país".
Ao todo, o programa contemplará 75 formadores moçambicanos, em diferentes instituições brasileiras durante 15 dias de treinamento intensivo. São elas: Instituto Federal de Brasília (IFB); o Instituto Federal de Goiás (IFG); o Instituto Federal Goiano (IF Goiano); o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); o Instituto Federal Fluminense (IFF); o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); o Instituto Federal do Acre (Ifac); o Instituto Federal do Tocantins (IFTO); o Instituto Federal do Amapá (Ifap); o Instituto Federal do Amazonas (IFAM); o Instituto Federal Baiano (IF BAIANO); e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
TEXTO E IMAGENS: ASCOM
Redes Sociais