Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 71 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Início do conteúdo da página

71 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 16h12 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2024, 13h34

9Q6A2553No dia 22 de novembro de 2024, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho comemorou o seu 71º aniversário. A data foi celebrada pelos diversos atores que fazem parte da história da escola desde a sua fundação em 1953.

A comemoração começou na segunda, dia 18/11 e se encerra no dia 23/11. Durante toda a semana foram realizadas atividades como a abertura dos Jogos "Cara e Coroa - Ser Minas tão Gerais”; a foto tradicional da comunidade do Campus Muzambinho; uma Quinta artística com apresentação de peças teatrais; e, no dia oficial do aniversário, a Celebração dos 71 anos de vida do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, com café da manhã ao som da Banda Cecília, apresentação dos "Desafios atuais e perspectivas futuras", com a Equipe Diretiva do Campus, um show de Stand up Comedy com Érika Evangelista, uma homenagem aos docentes aposentados (Francisco Vitor de Paula e Iara de Oliveira) e uma almoço comemorativo com uma apresentação musical do docente José Marcos Angélico de Mendonça.

Na apresentação da equipe diretiva, compuseram a mesa de honra o Reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa; a Pró-Reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso; o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza; a Diretora de Administração e Planejamento, Zélia Dias de Souza; a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; o Diretor de Ensino, Hugo Baldan Junior; e o ex-aluno, Jorge Wanderley Silva.

9Q6A2388Na ocasião o Reitor Cleber ainda destacou a frase "Jamais esqueçamos o que nos trouxe até aqui". Segundo ele "o que nos trouxe até aqui foi essa paixão e esse amor pelo trabalho, o envolvimento dos estudantes, essa dinâmica de que, mesmo em momentos de desamparo do governo federal, com relação ao nosso orçamento, nós não cruzamos os braços, arregaçamos as mangas e demos contuidade a todas iniciativas".

De acordo com a Diretora de Administração e Planejamento, Zélia Dias de Souza, durante tantos de história do Campus Muzambinho, nós passamos por períodos de abundância e de escassez orçamentária, no entanto, diante de tantas oscilações a Instituição se fortaleceu e conseguiu crescer e continuar em constante evolução.

O Diretor-Geral Renato Aparecido de Souza, ainda ressaltou tamanha evolução da Instituição ao exemplicar que "saímos de apenas um curso, com cerca de 120 estudantes, para, atualmente, mais de 20 cursos. Não somente cursos técnicos, como também os subsequentes, superiores, pós-graduações, atendendo milhares de estudantes. Foi uma grande evolução e temos a felicidade, o orgulho e a satisfação de termos aqui, presente, uma pessoa que acompanhou com seus próprios olhos toda essa história, que é o Sr. Jorge". 

A celebração oficial contou com a presença de alunos, egressos, servidores e apoiadores da Instituição, que puderam ouvir um pouco da história do Campus através dos relatos do Jorge Wanderley Silva, um egresso da instituição que a viu nascer. Jorge coleciona diversas recordações do Campus, entre elas, a sua ficha de inscrição para o vestibular e a sua aprovação para estudar na Escola Agrotécnica de Muzambinho. Ele iniciou seus estudos aos 14 anos e ficou por 6 anos na Instituição. “Não sabíamos nada, aqui aprendemos a ter ética, profissionalismo, amizade, amor ao próximo e respeito ao próximo”.

9Q6A2297Além de contar vários relatos, jorge destacou a importância de relembrarmos a origem da instituição. Segundo ele "esquecemos daquele que deu essa escola para Muzambinho. Quem doou, quem fez o decreto pra que essa escola fosse instalada, foi o Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra, que era de Mato Grosso. Ele deixou de dar essa escola para a terra dele, à pedido do Dr. Licurgo leite filho, para dar para a cidade de Muzambinho. E o motivo foi que em Mato Grosso havia grandes fazendeiros e a região de Muzambinho era de pequenos sitiantes e a escola aqui faria mais efeito e traria mais resultados para o país".

Assim como naquela época, a Instituição ainda busca ampliar o alcance e o acesso de toda população a uma educação gratuita e de excelência. Diante disso, o Diretor de Ensino, Hugo Baldan Junior, destacou o empenho e dedicação de todos do Campus em promover nossos cursos e o vestibular. "Eu digo sempre que o ingresso na Instituição é um dos processos mais importantes que nós temos. Na verdade é a manutenção de todos os estudantes. São os estudantes que movem a Instituição. Nós estamos aqui em função deles. Assim o vestibular deve sempre ser trabalhado com bastante responsabilidade, sabedoria e afinco. E este ano, nós tivemos uma grata surpresa de termos um número bastante elevado de inscritos. Nós estamos, hoje, com quase três mil candidatos inscritos nos diferentes cursos que nós oferecemos graças ao apoio de todos na divulgação do vestibular".

9Q6A2558A Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, ainda aproveitou a ocasião para salientar como tem evoluído o Ecossistema de Inovação do Campus Muzambinho de forma que, hoje, contamos com uma incubadora de empresas, diversos grupos de estudos e pesquisa, um espaço maker, um Escritório Local de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, um Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão, além de diversas outras iniciativas que não só promovem o empreendedorismo e a inovação entre nossos estudantes, como apoiam a comunidade externa nas demandas locais. Essas e outras iniciativas podem ser conferidas em nosso site.

A celebração ainda continuará amanhã com o encerramento dos Jogos Cara e Coroa.

TEXTO E IMAGENS: Ascom

registrado em:
Fim do conteúdo da página