Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho oferta minicurso sobre "Uso do Drone na Agricultura e Noções Básicas de Prática de Voo"
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho oferta minicurso sobre "Uso do Drone na Agricultura e Noções Básicas de Prática de Voo"

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2024, 16h17 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2024, 16h19

10Nos dias 07 e 08 de outubro, o Grupo de Estudos em Geotecnologia, Agricultura e Meio Ambiente (GEGAM) realizou o minicurso "Uso do Drone na Agricultura e Noções Básicas de Prática de Voo" para o Grupo de Estudos em Agropecuária (GEAGRO), dividido em parte teórica e prática, com o objetivo de complementar a formação técnica com tecnologias do agronegócio.

O minicurso foi ministrado pelos discentes do GEGAM André Augusto da Silva Marques, Carlos Miguel Batista, Lucas Figueiredo Oliveira de Castro, Luiz Felipe Viana Dias da Silva e Pedro Bócoli Carnevalli, que enfatizaram as leis, segurança do trabalho, utilizações, mercado de trabalho e exemplos de trabalhos realizados utilizando o drone.

Posteriormente, foi apresentado exemplos de aplicativos e softwares a serem utilizados e, foi apresentado o uso do drone na agricultura, voltado para o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), com levantamento de infestação de pragas e doenças, deficiências nutricionais, uso e ocupação do solo, falhas na lavoura.

Na sequência, os membros do GEAGRO praticaram o mapeamento da área de produção de milho da Z3 por imagem de satélite e saíram para praticar o voo e coleta de imagens.

De acordo com a discente do GEAGRO Julia Vieira Duarte Giunti "a experiência na participação do treinamento de drones foi incrível, pois aprendi não apenas sobre os aspectos técnicos de pilotagem, mas também sobre regulamentações e aplicações práticas, como mapeamento e fotografia aérea. A parte prática foi ainda melhor, pois pude manobrar o drone com os fundamentos ensinados. Além disso, os instrutores mostraram ser qualificados e estavam dispostos a esclarecer dúvidas. Senti que, ao final do treinamento, estava bem preparada para usar drones de forma eficiente e responsável. Recomendo a todos que tenham interesse na tecnologia".

Enquanto que, para o discente Luiz Felipe Viana Dias da Silva do GEGAM, um dos ministrantes do minicurso, "foi uma experiência extremamente gratificante. Mesmo durante o período de férias, contamos com a presença e o engajamento de todos os membros do GEAGRO, o que foi essencial para o sucesso do treinamento. O comprometimento dos participantes foi um dos pontos mais marcantes, mostrando a importância que todos deram ao aprendizado e à troca de conhecimentos. Durante o curso, abordamos temas fundamentais para quem deseja integrar essas tecnologias ao agronegócio, como as normas de segurança, o mercado de trabalho e as aplicações dos drones no campo. A parte prática, em que os membros do GEAGRO puderam vivenciar o mapeamento da área de produção de milho, foi enriquecedora, pois possibilitou que eles aplicassem na prática os conceitos discutidos. Ministrar esse minicurso foi uma oportunidade valiosa, tanto para compartilhar conhecimento quanto para aprender com a interação com o grupo. A participação ativa e o interesse de todos fizeram a diferença, tornando o ambiente ainda mais dinâmico e produtivo. Tenho certeza de que essa troca de experiências contribui não apenas para o crescimento dos participantes, mas também para o fortalecimento dos laços entre os grupos de estudo".

TEXTO E IMAGENS: Ariana Vieira Silva

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página