Página inicial > Notícias > Encontro dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2024, 15h44 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2024, 15h44

PHOTO 2024 10 10 14 21 25 2O encontro dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) que ocorreu no Campus Machado no último dia 09/10/24, organizado pelo setor de Ações Inclusivas - CAIN (Reitoria), na pessoa da coordenadora Mayara Lybia da Silva, foi um evento significativo para a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais, equipe multidisciplinar, AEEs e demais colaboradores que atuam nos diversos campi do IFSULDEMINAS. O foco principal foi compartilhar estratégias bem-sucedidas no apoio a alunos com necessidades específicas e discutir os desafios administrativos que impactam o funcionamento dos Napnes.

Aline Mendes (AEE) comentou: “Amei o encontro, foi uma experiência incrível! Conhecer o Instituto Federal de Machado e ver outras realidades dos NAPNES do sul de Minas foi um grande aprendizado. Observamos como a inclusão ainda anda a passos lentos, porém com o empenho dos núcleos vem avançando nos dias atuais.”

Ainda, a profa. AEE Geralda Magalhães comentou: “Gostei muito e fiquei bem animada. Foi um encontro muito produtivo dos NAPNEs na cidade de Machado. O encontro reuniu profissionais dedicados à promoção da inclusão e da acessibilidade nas escolas. Na ocasião eles discutiram vários tópicos relevantes como estratégias para melhorar o atendimento a alunos com necessidades específicas e a troca de experiências entre as equipes, permitindo que todos os participantes ampliassem seus conhecimentos. Os resultados foram extremamente positivos. Também definimos ações futuras que visam fortalecer a colaboração entre os Napnes e aprimorar o suporte oferecido nas escolas. Essa troca de experiências foi e sempre será fundamental para o nosso crescimento coletivo”.

Um dos principais temas discutidos foi a importância de iniciativas pedagógicas ajustadas às diferentes deficiências, a parceria imprescindível da comunidade docente e o apoio incondicional dos gestores, destacando a troca de experiências exitosas inclusivas e sobre serviços de acessibilidade.

TEXTO E IMAGENS: Juliano Gustavo Vieira Strabeli

registrado em: