Página inicial > Notícias > Alunos do Campus participam da 1ª edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira - OLITEF

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h45 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h46

Entre os dias 17 e 21 de setembro, 48 alunos estudantes do 1º ano dos cursos Técnicos Integrados do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, participaram da OLITEF - Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira.

A Olimpíada é uma iniciativa nacional que visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica.

Trata-se de uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

A olimpíada foi destinada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Contou com uma prova de 15 questões presenciais e os estudantes tiveram 1h40min para sua realização.

No Campus Muzambinho, os participantes foram orientados pelo docentes da área de Matemática, Manuel Messias da Silva, Maurício Michillo, Paulo Sérgio Gonçalves e Jansley Alves Chaves.

A ideia do grupo de matemática é, sempre que possível, inscrever os alunos em olimpíadas. "Nós fizemos a OBMEP, a OMIF, a OLITEF, a Canguru, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, dentre outras. Porque os alunos, ao participarem de olimpíadas, se desafiam também. O vestibular já é um desafio. Então é importante que eles criem essa ideia de fazer a prova, de ansiedade, de expectativa e, de certa forma, isso já é um jeito deles se prepararem para outras provas como o ENEM", citou o docente Jansley Alves.

De acordo com Paulo Sérgio, essas olimpíadas também induzem os alunos a se desafiarem. "Cada vez que eles participam de uma olimpíada, eles querem ir melhor do que no ano anterior. Então acho que uma ideia legal é que a olimpíada cria neles um desafio pra si mesmo. Não apenas em competição com os demais colegas, mas eles se desafiando a cada olimpíada".

Ainda segundo o professor Jansley, em sua época de estudo não havia uma disciplina chamada "Educação Financeira". Ele destaca que o Governo pretende, através dessa iniciativa, "incutir em toda essa massa jovem, a ideia de educação financeira e, obviamente, pra isso, eles estão ofertando uma premiação interessantíssima. Assim, cerca de 9200 escolas, públicas e particulares, se inscreveram na competição".

Cada escola premiada poderá escolher um kit no valor de R$100.000,00. Serão sorteadas duas escolas por Estado, totalizando 54 premiadas em todo o Brasil.

O diretor de cada uma das 54 escolas premiadas e 4 professores que serão sorteados e tenham cumprido a jornada de capacitação na plataforma da OLITEF, ganharão, individualmente, R$ 8.000,00 em títulos do Tesouro Direto.

registrado em: