Página inicial > Notícias > Computação promove ação extensionista na Escola Estadual Cesário Coimbra em Muzambinho

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 14h39 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 14h42

WhatsApp Image 2024 09 23 at 13.27.54No dia 17 de setembro de 2024, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, por meio dos estudantes do curso superior de Bacharelado em Ciência da Computação, promoveu uma oficina que contou com a presença de 24 professores da Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho.

A oficina "Inteligência Artificial para Educadores" teve como objetivo a apresentação de conceitos de Inteligência Artificial (IA) e de ferramentas que podem ser úteis no planejamento e construção de aulas pelos docentes. O foco principal foi proporcionar uma visão prática e aplicável das tecnologias de IA Generativa no ambiente educacional.

Inteligência Artificial (IA) generativa é um tipo de ferramenta que cria novos conteúdos, como imagens, textos, música ou até vídeos, a partir de exemplos ou padrões que aprendeu. Ela não apenas responde com informações pré-existentes, mas pode gerar algo novo. Alguns exemplos são: ChatGPT, Grammarly, ScribeSense, DALL·E, entre outras.

A oficina contou com uma abordagem teórica e prática. Durante a mesma, foram apresentados conceitos de Inteligência Artificial, mas os participantes também foram orientados a desenvolver um plano de aula juntamente com os ministrantes, utilizando ferramentas facilitadoras com integração de IA, como assistentes virtuais e plataformas de criação de conteúdo automatizadas, como MagicSchool e ChatGPT.

Curricularização da Extensão

A ação foi planejada durante as aulas da disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras do 1° semestre de 2024, e executada agora pelos alunos Lucas Costa Silva, Luiz Ricardo Ferlin Alves e Philip de Sousa Escudero, pertencentes ao 6° período do curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, sob a orientação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

Em 2024, o tema da disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras é "Inteligência Artificial e Sociedade", que visa instigar os alunos do bacharelado em Ciência da Computação a explorarem os impactos da IA em diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. A oficina buscou promover a integração de novas tecnologias de IA com práticas pedagógicas, capacitando os professores a inovarem no planejamento de suas aulas.

A disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras é uma forma de curricularização da extensão e está presente em todos os 8 períodos do curso.

Elas possuem como objetivo promover a interação transformadora entre instituição de ensino superior e outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, bem como articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Ficou interessado? Deseja receber alguma oficina na sua instituição ou bairro?

Se você faz parte de alguma instituição (pública ou privada) ou ainda é líder de projeto social, líder de comunidades, etc, e deseja receber algum tipo de capacitação ou realizar algum tipo de parceria com o curso de Ciência da Computação, por meio de atividades extensionistas, entre em contato com aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br

TEXTO E IMAGENS: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

registrado em: