Página inicial > Notícias > Diretores representam o IFSULDEMINAS na 2ª Reunião Ordinária do FORCAMPO

Diretores representam o IFSULDEMINAS na 2ª Reunião Ordinária do FORCAMPO

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 17h19 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 17h22

PHOTO 2024 09 13 14 06 14 1Entre os dias 10 e 12 de setembro, ocorreu a 2ª Reunião Ordinária de 2024 do Fórum de Educação do Campo - FORCAMPO.

O IFSULDEMINAS foi representado pelos Diretores Renato Aparecido de Souza - Campus Muzambinho e Luiz Flávio Reis Fernandes - Campus Inconfidentes.

De acordo com Renato, esta foi uma ótima oportunidade para propor alternativas, melhorias e discutir soluções. "Estar em Brasília, na sede do CONIF, representando o Campus Muzambinho como um Campus agrícola no FORCAMPO, é sempre uma oportunidade de observar as distintas realidades Brasil a fora, dos inúmeros campi que são agrícolas, e perceber, a partir dessa observação, o quanto o Campus Muzambinho tem cumprido a sua missão institucional de desenvolvimento regional, na perspectiva da valorização das formações agrícolas, sendo uma escola-fazenda referenciada pelos demais colegas do FORCAMPO".

Durante a reunião, realizada na sede do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, o coordenador do Forcampo e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Deivid Buttinger Dutra de Oliveira, defendeu a reformulação da Portaria SETEC 713/2021 com valorização dos campi agrícolas e encaminhou um ofício ao Pleno do CONIF.

De acordo com o ofício, é essencial a participação de integrantes do FORCAMPO junto a reformulação da portaria 713 já que "é fundamental levar em conta as particularidades e a importância dos campi agrícolas para a formação e o desenvolvimento dos povos do campo, das águas e das florestas.{...} Nesse sentido, há compreensão dos integrantes do FORCAMPO da urgente necessidade de melhor configuração que contemple condições satisfatórias para a oferta das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação, pós-graduação e empreendedorismo nas unidades agrícolas".

PHOTO 2024 09 13 14 06 14O ofício também destaca que "é essencial que sejam oferecidas as condições básicas de funcionamento, especialmente em relação aos aspectos de cargos efetivos e orçamento, conforme já reconhecido no documento metodologia de composição e cálculos - Matriz Orçamentária de Custeio, que define as despesas exclusivas das unidades agrícolas para composição dos pisos orçamentários".

O Diretor do Campus Muzambinho também aproveitou a viagem a Brasília para visitar o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, e lhe entregar pessoalmente o livro de sua co-autoria "De Escola Agrotécnica a Campus Muzambinho: 70 anos transformando vidas pela educação". Também foi encaminhada uma cópia ao Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana e ao coordenador do FORCAMPO, Prof. Deivid Buttinger Dutra de Oliveira.

Forcampo

O fórum está vinculado à Câmara de Educação do Campo, que é coordenado pela reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Marinho, e é responsável por discutir e elaborar propostas de políticas sistêmicas relacionadas à educação do campo e ao ensino agrícola na Rede Federal. O grupo se reunirá novamente em outubro, durante a 48ª Reditec, que será realizada em Caldas Novas, Goiás, entre os dias 21 e 24.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGENS: Renato Aparecido de Souza