Página inicial > Notícias > Campus participa do Programa Ecossistema Local de Inovação

Campus participa do Programa Ecossistema Local de Inovação

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2024, 17h15 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 17h21

WhatsApp Image 2024 08 29 at 18.21.17 1Nos dias 05 e 06 de agosto de 2024, servidores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho estiveram presentes na primeira oficina presencial do Programa Ecossistema Local de Inovação (ELI) do Sebrae, realizada em São Sebastião do Paraíso. O evento reuniu representantes de diversas instituições e organizações, com o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento no Sudoeste de Minas.

A participação dos servidores do campus Muzambinho foi fundamental para fortalecer a colaboração entre as instituições de ensino e os demais atores (empresas, estudantes, governos municipais, associações empresariais, cooperativas, entre outros). Durante a oficina, foram discutidas estratégias para impulsionar o ecossistema de inovação local, promovendo a troca de experiências e a construção de parcerias que visam atender às demandas da comunidade.

WhatsApp Image 2024 08 29 at 18.21.16A importância dessa ação se reflete no compromisso das instituições e atores participantes em contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. A presença ativa do campus Muzambinho demonstra a relevância da educação no processo de inovação, capacitando profissionais e estimulando a pesquisa aplicada que beneficia diretamente a sociedade.

Com iniciativas como essa, o campus Muzambinho reafirma seu papel como agente transformador, buscando sempre novas formas de colaborar com o crescimento econômico e social de nossa região. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante o Programa ELI sejam aplicados em ações futuras, fortalecendo ainda mais a conexão entre academia e mercado.

WhatsApp Image 2024 08 29 at 18.21.17Participaram dessa primeira oficina a Diretora de Desenvolvimento Educacional, profa Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Priscila Pereira Botrel; o gerente do Núcleo Incubador de Empresas e Coordenador do Espaço Maker, Mário Antônio Moreira; a líder do Grupo de Estudos EducAção, professora Maria Aparecida Lúcio Mendes; e a Engenheira Agrônoma supervisora do Centro de Validação Tecnológica (CVT), Eduarda Oliveira Albano.

Deseja participar?

Ficou interessado e gostaria de participar do Programa ELI e contribuir com o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação do Sudoeste de Minas? Entre em contato com dde@muz.ifsuldeminas.edu.br ou diretamente com a profa Aracele (35) 99804-1530.

As próximas oficinas já possuem data marcada e serão online, com início às 19 horas e 1 hora de duração.

• 05/09 - Governança
• 09/09 - Ambientes de Inovação
• 10/09 - Programas e Ações
• 11/09 - ICTI – Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação
• 16/09 - Políticas Públicas
• 17/09 - Capital
• 18/09 - Todos os participantes e novos interessados

WhatsApp Image 2024 08 29 at 18.21.17 2O que é o Programa ELI?

O Programa Ecossistema Local de Inovação (ELI) do Sebrae é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação em diversas regiões do Brasil. Seu objetivo principal é estimular a colaboração entre diferentes atores, como empresas, instituições de ensino, governo e sociedade civil, para criar um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo.

Conheça alguns atores de fomento ao Ecossistema de Inovação do Campus Muzambinho

Grupos de Estudo e Pesquisa: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/gruposdeestudo

Empresas Juniores: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/empresas-juniores

Núcleo Incubador de Empresas: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/nucleo-incubador-de-empresas