Página inicial > Notícias > Solenidade de certificação marca o encerramento do curso de Operadora de Computador.

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 17h54 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 15h32

WhatsApp Image 2024 08 26 at 17.44.10 17Na sexta-feira, dia 23/08 o auditório do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi palco oficial de entrega de certificações às cerca de 24 mulheres concluintes do curso de Operadoras de Computador do Programa Mulheres Mil.

Ofertado como um curso FIC (Formação Inicial e Continuada), os cursos da iniciativa tem como objetivo principal, "fomentar a formação profissional e tecnológica, além de elevar o nível de escolaridade, para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca assegurar o acesso à educação para esse grupo específico, adaptando-se às necessidades educacionais de cada comunidade e às oportunidades econômicas locais. Este programa é parte de um conjunto de ações que visam consolidar políticas públicas e diretrizes governamentais para promover a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade".

Na solenidade de certificação estiveram presentes a Coordenadora-Geral do Programa Mulheres Mil, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, representando o Reitor do IFSULDEMINAS Cléber Ávila Barbosa, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que estava representando o Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, a Diretora da Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social, Aline Marques que representou o Prefeito de Muzambinho, Paulo Sérgio Magalhães e também a paraninfa do Curso, Luciana Kelly Magalhães. Também estiveram na solenidade os docentes: Luana de Cássia Moura Leite, João Paulo Norberto e Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães.

Luciana demonstrou sua admiração pelas alunas do curso que, segundo ela, são "mulheres que também são mães, esposas, filhas, irmãs, tias... enfim, mulheres que fazem parte da vida de outras pessoas e que buscaram uma nova formação. Mulheres que, com tantos afazeres, deixaram seus lares e vieram em busca de um novo conhecimento e uma nova profissão". Ela ainda felicitou às alunas "pelo esforço e por não desistirem diante da luta diária e dos obstáculos, que sei que foram muitos. Sei que não foi fácil, mas vocês persistiram e hoje colhem o fruto de todo esforço e dedicação".

De acordo com a formanda Nair de Cássia da Silva, o curso foi muito importante para ela pois se tratou de "uma experiência nova. Eu estava afastada dos estudos ha muito tempo e foi uma experiência excelente. Eu nunca tinha sentado perto de um computador e tive essa oportunidade. Indico que todos façam esse curso o mais rápido possível. Quando aparecer outra oportunidade como essa, eu não vou perder".

Segundo a Coordenadora do programa no Campus Muzambinho, Cleciana Alves de Oliveira Rangel, durante o curso as alunas "não aprenderam apenas sobre tecnologia e informática, mas também exploraram temas essenciais para a sua formação pessoal e profissional. Aprenderam sobre seus direitos como mulheres, refletiram sobre a ética nas relações humanas, e compreenderam a importância da cidadania ativa. Também aprenderam que devem dedicar tempo a cuidar de sua saúde e bem-estar, aprenderam sobre saúde da mulher e qualidade de vida. Desenvolveram a expressão verbal e corporal para se comunicarem com confiança e clareza. E, além disso, adquiriram habilidades fundamentais em educação financeira, matemática básica, e inclusão digital, entendendo como usar essas ferramentas no exercício da cidadania".

A solenidade de certificação fechou com chave de ouro esse curso que, segundo Cleciana, foi uma "jornada de autoconhecimento, empoderamento e preparação para o mercado de trabalho e para a vida".

"Neste dia, nossas alunas encerraram mais uma etapa de suas vidas, mas o que vivemos todos juntos, professores, alunas, eu, Cleciana, como coordenadora e o monitor Carlos, ficará para sempre em nossos corações. Cada uma delas trouxe sua história, sua força e sua vontade de aprender e crescer. Foi uma jornada de descobertas, superações e, acima de tudo, de empoderamento. E são mulheres de coragem, que decidiram se abrir para o novo, para o aprendizado, e para a construção de um futuro melhor", citou a coordenadora.

Novos cursos

O curso encerrou com a certificação de 24 alunas e já estão abertas as inscrições para os cursos de Operadora de Caixa e Promotora de Vendas (ênfase em Marketing Digital).

Todas as candidatas interessadas deverão inscrever, exclusivamente, por meio do formulário on-line. A entrega do CadÚnico, documentação e anexos exigidos no edital será recolhida na primeira e segunda semana do curso. No entanto, é obrigatório o preenchimento do formulário on-line. Caso tenha dificuldades em preencher o formulário ou para obter mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (35) 99813-0641.

- Operadora de Caixahttps://suap.ifsuldeminas.edu.br/inscricoesfic/efetuar_inscricao/1148

- Promotora de Vendas (ênfase em Marketing Digital): https://suap.ifsuldeminas.edu.br/inscricoesfic/efetuar_inscricao/1152

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para mulheresmil@muz.ifsuldeminas.edu.br ou envie mensagem pelo WhatsApp (35) 99813-0641.

Os cursos serão realizados todas às quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, no período noturno, de forma presencial, no campus Muzambinho, das 19h às 21h40.

Texto e imagens: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as imagens: