Página inicial > Notícias > Grupos de Estudo e Pesquisa são destaque em evento institucional.

Grupos de Estudo e Pesquisa são destaque em evento institucional.

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 16h31 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 14h35

WhatsApp Image 2024 08 26 at 16.08.53 1

O dia 21/08/2024 marcou um momento muito especial para o Campus Muzambinho: o 1° Fórum de Grupos de Estudo e Pesquisa.
Participaram cerca de 200 pessoas, entre líderes, coordenadores, colaboradores e alunos membros de grupos de estudo registrados no NIPE do Campus Muzambinho, bem como grupos de pesquisa registrados no diretório do CNPq.

O evento foi idealizado pelo NIPE - Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão, DDE - Diretoria de Desenvolvimento Educacional e CGPPI - Coordenação Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, mas contou com o apoio de diversos outros setores do campus.

O fórum atuou como um espaço para o NIPE apresentar e discutir as normatizações e orientações que podem contribuir para o bom andamento dos grupos de estudo e pesquisa, bem como promover a conexão e dar visibilidade aos grupos.
Servidores ligados à Assessoria de Comunicação, Núcleo Incubador de Empresas, Espaço Maker e Escritório Local de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (ELITE) também participaram fornecendo dicas para ampliar o impacto dos grupos e orientações para utilizar seus serviços.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação esteve presente, parabenizou o campus pela iniciativa e destacou a importância do aumento do fomento destinado ao Edital Institucional de Apoio aos Grupos de Estudo e Pesquisa do IFSULDEMINAS.

Já o professor Renato Aparecido de Souza, Diretor Geral, destacou a oportunidade de aprendizados alcançados pelos estudantes dentro do contexto dos grupos, bem como por meio das conexões providas entre parceiros externos e membros de outros grupos existentes no campus Muzambinho.

A professora Ariana Vieira Silva se emocionou ao relatar sua experiência enquanto coordenadora do grupo de estudo Geagro. E lembrou que, no início da trajetória do grupo, houve quem duvidasse que os grupos de estudo pudessem prosperar num contexto diferente de uma universidade.

A professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, apresentou o crescimento do número de pedidos de criação ou reativação de grupos de estudo. Nos primeiros oito meses de 2024 foram reconhecidos pelo NIPE 8 grupos de estudo. Isso reforça a importância e o interesse por este importante espaço que integra o Ecossistema de Inovação do campus, bem como contribui para ampliar a permanência e êxito dos estudantes durante seu percurso formativo.

A professora Priscila Pereira Botrel, Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Muzambinho destacou a importância deste momento para a comunidade interna e comentou sobre as habilidades profissionais e pessoais desenvolvidas pelos alunos em um grupo de estudos e/ou pesquisa. Foi um dia especial e que reflete o engajamento dos servidores e alunos envolvidos, promovendo o estímulo à pesquisa conectada ao ensino, extensão, inovação e empreendedorismo.

A importância dos Grupos de Estudo e Pesquisa

Os grupos de estudo e pesquisa são essenciais para fomentar a colaboração entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e estimulando o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais. A interação em grupo também promove habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança. Cada membro traz uma visão única, o que pode enriquecer o entendimento sobre diferentes temas. Os alunos também podem ajudar uns aos outros com dificuldades específicas, tornando o estudo sobre um determinado assunto ainda mais eficaz.

O Campus Muzambinho possui cerca de 29 grupos de estudo e 09 de pesquisa ativos e formalizados.

A comunidade interna e externa pode obter mais informações sobre os Grupos de Estudo e Pesquisa por meio da página: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/gruposdeestudo

Confira aqui todas as fotos:

registrado em: