Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS adere ao Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Garantia do Trabalho Decente na Cafeicultura Brasileira

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 18h07 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 18h08

PHOTO 2024 08 20 16 16 57Nesta terça-feira, dia 20 de agosto, em uma cerimônia realizada no auditório da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé - Cooxupé, o IFSULDEMINAS reafirmou seu compromisso com a promoção de práticas trabalhistas justas e com o desenvolvimento sustentável ao assinar o Termo de Adesão ao Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Garantia do Trabalho Decente na Cafeicultura Brasileira.

A assinatura foi formalizada pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Reinato e pelo Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Profº Renato Aparecido de Souza.

Também esteve presente o professor Geraldo Gomes de Oliveira Junior, coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e professor de Segurança do Trabalho Rural no Campus Muzambinho. Ele foi o responsável por apresentar ao IFSULDEMINAS a proposta de assinatura do Pacto.

PHOTO 2024 08 20 16 57 54O Campus Muzambinho se destaca como uma das poucas instituições de ensino a aderir ao Pacto Global, reforçando seu papel na promoção de práticas trabalhistas seguras e sustentáveis. Para o diretor-geral do Campus, Prof. Renato Souza, além de estreitar as relações entre a academia e o setor agrícola, a assinatura deste termo capacitará os estudantes envolvidos nas atividades, preparando-os para enfrentar os desafios do setor agrícola com competência e responsabilidade. A iniciativa trará benefícios diretos para produtores, trabalhadores e estudantes do Agronegócio do Café, por meio de pesquisas, atividades de extensão, discussões e aprofundamento de temas relacionados às boas práticas trabalhistas. Dessa forma, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho contribui significativamente para a evolução da cafeicultura brasileira, alinhando-se às melhores práticas globais e ao desenvolvimento sustentável.

Além da assinatura do termo, o evento incluiu uma mesa de diálogo sobre a Promoção do Trabalho Decente na Cadeia Produtiva do Café no sul de Minas Gerais, reunindo diversas autoridades. Entre os presentes, destacaram-se o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o Deputado Federal Odair Cunha, o Deputado Federal Emidinho Madeira, e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho.

Para o reitor substituto, Prof. Carlos Reinato, esse passo é fundamental para fortalecer a missão institucional do IFSULDEMINAS, que busca integrar o ensino, a pesquisa e a extensão com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na região sul de Minas Gerais.

De acordo com o Prof. Geraldo, a adesão ao pacto representa um marco significativo para o IFSULDEMINAS, pois fortalece a responsabilidade social e reforça o compromisso com o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a saúde e segurança no trabalho no setor cafeeiro.

TEXTO: Renato Aparecido de Souza e Geraldo Gomes de Oliveira Júnior.

registrado em: