Página inicial > Notícias > Alunos do Técnico em Agropecuária apresentam poesias na 2ª edição da Felim

Alunos do Técnico em Agropecuária apresentam poesias na 2ª edição da Felim

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 15h18 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2024, 15h20

Cultivando Modernismo: Versos que Valorizam a Cultura e o Cotidiano do Sul de Minas é uma mostra de 50 poesias e artes gráficas que celebra a intersecção entre a literatura modernista, a cultura e a vida cotidiana no Sul de Minas.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos 122 estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, sob a orientação da professora Raquel Lovatti, nas aulas de Língua Portuguesa. E foram expostos durante o 2º Festival Literário de Muzambinho - FELIM.

Segundo Raquel, "durante as aulas sobre os modernistas da 1ª Geração que transformaram a concepção de literatura, arte e cultura, há mais de 100 anos, os estudantes aceitaram o desafio de romper com normas literárias tradicionais, adotando uma linguagem mais livre e próxima do cotidiano. Alguns incorporaram ironia, humor e crítica social aguçada, exaltando a rica cultura e os aspectos da vida cotidiana de Minas Gerais. O resultado é uma coletânea de poesias e painéis semânticos que refletem e celebram a singularidade da vida sulmineira, capturada através da lente inovadora do modernismo".

A professora ainda destacou que "Esta mostra não é uma janela para o passado. Ela é uma luz que irradia o futuro e demonstra como a literatura e a arte podem prosperar em qualquer contexto, especialmente quando cultivadas pela criatividade e pelo olhar atento de jovens que representam o verdadeiro solo fértil mineiro. Convidamos os visitantes do estande do IFSULDEMINAS, campus Muzambinho a mergulhar nas palavras, cores e imagens que capturam a vivacidade da nossa cultura local".

Confira alguns dos trabalhos divulgados no evento:

registrado em: