Página inicial > Notícias > "Téo e o Mini mundo" se encontra com o "Poesia em "Tirinhas"

"Téo e o Mini mundo" se encontra com o "Poesia em "Tirinhas"

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 15h47 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 16h43

Nesta terça-feira (6), o Campus Muzambinho foi palco de um bate-papo com o autor Caetano Cury Nardi, autor de “Téo e o Mini Mundo”, página de tirinhas que conta com quase 300 mil seguidores apenas no Instagram. O Guaxupeano compartilhou suas experiências com estudantes que compõem o projeto “Poesia em Tirinhas”, dedicado à criação de quadrinhos inspirados em autores da literatura Luso-Brasileira.

20240806 152259Durante o encontro, que aconteceu no salão da Biblioteca Monteiro Lobato, Caetano contou sobre sua trajetória, a relação familiar com a arte, os anos dedicados à profissão de radialista e, por fim, os primeiros esforços que culminariam no grande sucesso de sua carreira, a obra “Téo e o Mini-mundo”. Caetano também compartilhou suas impressões acerca do cenário artístico, a participação em feiras literárias e o gerenciamento da carreira.

Em clima de descontração, os estudantes aproveitaram a oportunidade para perguntar ao autor sobre suas inspirações, técnicas e experiências marcantes, e o encontro se encerrou com um coffebreak e sessão de autógrafos. Antes de se despedir, o autor ainda doou alguns exemplares de sua obra para compor o acervo da Biblioteca Monteiro Lobato.

Quando questionado, Caetano explicou a relação que enxerga entre a arte e o ensino.

“Penso que a arte nos ajuda a viver de um modo mais autêntico. Ela escancara a realidade e as dores do mundo para que a gente consiga enxergar as coisas como elas são, e viver de forma mais íntegra e profunda […] A arte e a filosofia permeiam todos os outros campos, e quando a gente se aprofunda e mergulha nesses estudos, conseguimos ter uma base para compreender melhor as demais disciplinas, a nós mesmos e ao mundo”.

20240806 163542Para o professor Carlos Molina, idealizador do projeto “Poesia em Tirinhas”, ações como a desta terça-feira incentivam os alunos a acreditar no próprio potencial criativo e explorar novas formas de expressão.

“Tais encontros podem fortalecer o senso de comunidade entre os participantes do projeto, promovendo um ambiente colaborativo e de apoio mútuo. A presença de um artista autor de livros e quadrinista pode fornecer uma experiência transformadora para os alunos, integrando conhecimento técnico, inspiração pessoal e estratégias práticas para o desenvolvimento de suas habilidades e carreiras [...] A presença de um autor também pode incentivar os alunos a lerem mais, despertando interesse pela literatura e pelas obras do artista, além de explorar outros autores e estilos” - finalizou.

Para Sofia Caroline, uma das estudantes que integram o “Poesia em Tirinhas”, foi bastante inspiradora a oportunidade de conhecer um dos autores que inspiram o projeto. “Foi uma experiência incrível! Foi a primeira vez que conheci um quadrinista que trabalha na área. Realmente é encantador o trabalho do Caetano, e a partir de agora ele começa a me inspirar ainda mais. Suas produções são leves e com significado impactante. Foram muitos conhecimentos compartilhados em nosso encontro, e pretendo aplicar sua leveza em ver a vida nos meus futuros trabalho”.

A Biblioteca Monteiro Lobato

20240806 165604Para a servidora Clarissa Benassi, coordenadora da biblioteca Monteiro Lobato, ações como a desta terça-feira engrandecem o cenário literário e motivam o desenvolvimento dos estudantes; Por este motivo, o setor promove uma série de ações, como Rodas de Conversa, clube literário e lançamentos de livros.

“Foi um momento fantástico e marcante, pois, quando um autor visita nossa biblioteca, ele não só promove a valorização da leitura e do conhecimento, como também, fortalece a conexão entre os estudantes e o mundo literário, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento pessoal. O aluno pode se identificar com o autor e ser motivado a explorar seus próprios talentos” - Clarissa comentou.

Texto: Cláudio Vieira da Silva (ASCOM - Campus Muzambinho)
Fotos: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

registrado em: