Página inicial > Notícias > Parcerias evidenciam o compromisso com os ODS

Parcerias evidenciam o compromisso com os ODS

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 13h29 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 14h04

Fortalecimento de parcerias evidenciam os compromissos do Grupo de Estudo de Compostagem Animal e Vegetal com os ODS

PHOTO 2024 06 13 14 12 34 1

O Grupo de Estudos de Compostagem Animal e Vegetal (GECAV) do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho participou da 19ª edição da Feira do Livro de Poços de Caldas – FLIPOÇOS, que ocorreu de 27 de abril a 05 de maio de 2024, no Parque José Affonso Junqueira.

O Evento contou com a presença de leitores, autores nacionais e internacionais, livrarias, projetos voltados para a educação e principalmente destacou a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No dia 27 de abril, os alunos e docentes realizaram ações de educação ambiental, distribuição de mudas de plantas nativas, plantas suculentas e o composto animal e vegetal produzido na nossa instituição.

O GECAV é uma iniciativa dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária, alunos do Curso Superior de Agronomia e professores e técnicos administrativos, que tem como Coordenador Generci Dias Lopes. O objetivo principal consiste em orientar a comunidade, informar a sociedade sobre a Agenda 2030 e a elaboração de estratégias para a sustentabilidade do planeta.

Um diferencial nesta edição, foi a criação da primeira vila literária do estado de Minas Gerais e com ela a presença do ODS-17 que reforça a implementação de parcerias e a soma de esforços entre instituição, a GSC Eventos (idealizadora do evento), e a comunidade em geral. De acordo com o integrante e professor Claudiomir Silva Santos: “O meio ambiente é interdisciplinar e neste contexto necessita de agregar e de constituir importantes esforços com áreas de atuação diversas em prol de um objetivo comum, que é garantir o ambiente equilibrado para atuais e futuras gerações.

Participantes da Feira do Livro, profissionais de educação e meio ambiente marcaram presença no estande do GECAV e tiveram a oportunidade de plantar sementes de espécies nativas de nossa região, “esse momento é muito importante para nós estudantes, pois temos a possibilidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, afirmou o estudante de Agronomia, João Victor de Santana Sanches.

A educação, a saúde e o meio ambiente cumprem um importante papel social na capacitação, sensibilização e engajamento da comunidade, possibilitando intervenções planejadas e organizadas, mas principalmente na visão holística que o homem pertence ao meio ambiente, e traz na sua existência o compromisso com a manutenção e preservação do planeta, como bem coletivo.

Fonte: Fabrício Santos Ritá MTE 22.440/MG
Fotos: GSC Eventos