Página inicial > Notícias > Esforços em Saúde para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Esforços em Saúde para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 13h16 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 13h19

PHOTO 2024 07 02 12 34 09 1O IFSULDEMINAS, através dos Professores Renato Aparecido de Souza e Fabrício Santos Rita, o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP representado pelo Dr. Marco Andrey Cipriane Frade, e a Prefeitura Municipal de Muzambinho pela Coordenação da Professora Lucineide Queiroz, assumiram o compromisso no alcance na capacitação de toda a Atenção Primária do Município de Muzambinho no dia 02 de Julho de 2024.

O projeto intitulado “Eficiência do QSH e da avaliação neurodermatológica aplicados nos alunos do Ensino Médio do IFSULDEMINAS nas ações de busca ativa em hanseníase no Município de Muzambinho/MG”, representa uma importante ferramenta em Saúde Pública e uma importante estratégia na visibilização das Doenças Negligenciadas.

A hanseníase é uma doença crônica, caracterizada por manifestações neurológicas e dermatológicas, que levam a incapacidades, muitas vezes identificada em cursos de irreparáveis sequelas. É causada pelo Mycobacterium leprae, um bacilo caracterizado por apresentar alta infectividade e baixa patogenicidade, associada principalmente a desigualdades sociais e reduzido número de informações sobre este agravo.

As ações serão desenvolvidas por 12 meses, no Auditório do Campus, e contemplarão a capacitação de 44 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 09 Médicos e 11 Enfermeiros. O Cronograma de atividades apresenta a divulgação de conteúdos e ricas discussões acadêmicas em espaços teóricos e práticos dos envolvidos. Gerando resultado positivos em um curto espaço de tempo.

A Agenda 2030 é um movimento global, que promove o alcance de 169 metas, que abrangem as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica, reunindo 17 Objetivos do desenvolvimento Sustentável. Entre eles: ODS03-Assegurar uma vida saudável e promover bem-estar para todos, ODS04 - Assegurar educação de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos e ODS17- Parcerias e Implementação.

PHOTO 2024 07 02 12 34 46De acordo com o Diretor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Renato Souza, “ A sáude e a educação são assuntos nobres e que precisam ser considerados
com relevância e zelo, não apenas nos ambientes escolares, como também envolver a comunidade que está relacionada á elas diretamente”.

O momento contou com a Palestra do Prof. Dr. Marco Andrey, que destacou a importância dos ACS na ação de primeira fonte na Atenção Básica, “conhecer a realidade dos usuários e quantificar dados sobre a qualidade de saúde dos indíviduos, bem como os condicionates de vulnerabilidade, permite à academia e ao serviço de saúde, possibilidades de intervir em pról da saúde e da qualidade de vida dos moradores de Muzambinho.

O projeto terá novas etapas de realização e seguirá prestando importantes serviços á nossa comunidade. O Professor Fabrício Santos Ritá, destacou: “A hanseníase é uma doença imbuída de estigma, preconceito e desinformação, sendo a ciência e a comunidade, ingredientes necessários para resultar no diagnóstico precoce, monitoramento, e principalmente no conhecimento das causas de adoecimento das pessoas. Sendo uma oportunidade para o Campus, o município e a comunidade de aperfeiçoar o acesso aos serviços de saúde e à uma completa rede de Atenção Primária”.

Fonte: Fabrício Santos Ritá MTE 22.440/MG
Fotos: Cedidas pelo Prof. Fabrício Santos Ritá.

registrado em: