Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS envia terceira remessa de doações ao Rio Grande do Sul

IFSULDEMINAS envia terceira remessa de doações ao Rio Grande do Sul

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 16h55 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 16h55

IMG 20240701 WA0014No último domingo (30/06), da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), partiu um caminhão carregado com sete toneladas de doações para a população atingida pelos temporais e cheias no Rio Grande do Sul (RS). O destino dos itens doados é a cidade de Viamão (RS), município da Região Metropolitana da capital Porto Alegre e que conta com mais de 220 mil habitantes.

Esta é a terceira remessa de itens enviados pelo IFSULDEMINAS ao estado gaúcho, após iniciada a corrente de solidariedade às mais de 170 vítimas e aos cerca de 630 mil desabrigados e desalojados pelas fortes chuvas que atingiram mais de 470 cidades do RS, entre final de abril e início de maio deste ano.

IMG 20240701 WA0012A ação em andamento leva cerca de quatro mil pares de tênis que foram descaracterizados pelo Programa Institucional Transformar Sustentável, numa parceria entre o IFSULDEMINAS, a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Varginha (MG). Além disso, mais duas toneladas de itens originais apreendidos em operações da RFB foram encaminhados. Entre os itens estão brinquedos, roupas e objetos de copa e cozinha. Ainda foram enviadas doações de galões de água e itens de vestuário recolhidos durante a campanha de solidariedade "SOS Rio Grande do Sul", que mobilizou comunidade, servidores e parceiros de todos os campi e Reitoria do Instituto.

De acordo com o diretor de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, Reginaldo de Oliveira, o caminhão do IFSULDEMINAS saiu da Reitoria, em Pouso Alegre (MG), às 9 h de domingo para Viamão, com previsão de chegada à cidade gaúcha no início da tarde desta segunda-feira (1º/07). As doações serão entregues no Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que será responsável pela distribuição dos donativos. "Foi agilizado o envio dos itens ao RS para respeitar o período do defeso eleitoral, que se inicia no dia 6 de julho e se estende pelos próximos três meses. Apesar do Programa Transformar Sustentável permanecer ativo durante o período do defeso, só poderemos realizar novas doações depois de encerradas as eleições deste ano”, explicou o diretor.

IMG 20240701 WA0001Ao todo, 62 toneladas de doações já foram enviadas pelo IFSULDEMINAS e parceiros ao RS. A primeira remessa ocorreu no dia 21/05, quando três caminhões levaram aproximadamente 35 toneladas de donativos, provenientes da campanha "SOS Rio Grande do Sul" que arrecadou, entre os dias 08 e 20 de maio, roupas, sapatos, chinelos, água, alimentos, produtos de higiene, rações, camas para pets, álcool em gel e brinquedos. Todas as doações partiram da comunidade, servidores e parceiros do Instituto engajados na causa. A segunda leva de doações, com cerca de 20 toneladas de itens, veio de ações do Programa Transformar Sustentável do IFSULDEMINAS em parceria com a RFB e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Texto: Renata Cunha
Data: 1º/07/2024