Página inicial > Notícias > Campus é destaque em Cultura e Ambiente Empreendedor no Projeto VUEI

Campus é destaque em Cultura e Ambiente Empreendedor no Projeto VUEI

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2024, 16h31 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 16h32

O encerramento da 2ª Edição do Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) ocorreu no último dia 09/04/2024 por meio do YouTube.
O Time VUEI do Campus Muzambinho foi um dos finalistas na categoria Cultura e Ambiente Empreendedor.

Participaram, ao todo, 18 instituições privadas e 39 públicas, espalhadas em 41 municípios mineiros, sendo 360 alunos bolsistas e 120 professores voluntários.

O VUEI é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais que está na 2ª edição e busca apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais. Busca, também, despertar o protagonismo, autonomia e a proatividade dos estudantes, estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia, além de oferecer mais conhecimento e incentivar ações para o empreendedorismo nas IES.

O time VUEI do Campus Muzambinho, ligado ao Clube de Empreendedorismo, desenvolveu atividades entre dezembro de 2022 e março de 2024, sob coordenação das professoras Cristina Janini e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder. Os estudantes bolsistas participaram de eventos, apresentaram o Clube de Empreendedorismo para os ingressantes, criaram e-book sobre o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Campus, mapearam as disciplinas de empreendedorismo, divulgaram conteúdo nas redes sociais, realizaram oficinas de ideação, dentre outras ações.

Atuaram como bolsistas do Time VUEI Muzambinho:

Ana Bárbara da Silva (Medicina Veterinária)
Isabela Luiza da Silva (Engenharia Agronômica)
Nayara Aparecida Araujo Bastos (Medicina Veterinária)
Iago Vieira de Jesus (Medicina Veterinária)
Bruno César Souza Ferreira Garrido (Engenharia Agronômica)
Luiz Felipe Da Silva Lamim (Engenharia Agronômica)
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Coordenadora)
Cristina Lúcia Janini Lopes (Coordenadora)

A indicação para a categoria Cultura e Ambiente Empreendedor foi pautada no diário de bordo preenchido por cada time, relatando as ações desenvolvidas. Bem como no instrumento de avaliação da maturidade da instituição, pautada em questões ligadas à Estrutura, Conexão com o Setor Público, Conexão com o Mercado, Ambiente Favorável, Cultura e Pesquisa.
Na primeira coleta do instrumento, a nota do campus foi 50,60 para os itens acima.
Ao final do projeto, em março de 2024, passou para 75,62.

Algumas das principais ações que contribuíram para essa nota foram a criação do Núcleo Incubador de Empresas, a realização do 2° Festival de Inovação e Cultura Empreendedora de Muzambinho e o 1° Encontro do Ecossistema Regional de Inovação - Inova Sudoeste de Minas.

As demais instituições indicadas foram
FAGAMMON - CAMPUS LAVRAS
UFLA - CAMPUS PARAÍSO
IFMG - CAMPUS ITABIRITO
IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO
UFLA CAMPUS LAVRAS

Foram captados, por meio desta 2ª Edição do VUEI, cerca de R$ 44.280,00, sendo destinados até R$ 43.200,00 ao pagamento de bolsas aos acadêmicos do projeto selecionado; e até R$ 1.080,00 ao pagamento de despesas administrativas (DOA) de Fundação de Apoio.

- Vuei Muzambinho
- Encontro de Inovação do Ecossistema Regional - Inova Sudoeste de Minas